OPINIÃO: O Marketing político que elegeu o prefeito Marcus Diogo

Quem promete, deve. O prefeito Marcus Diogo (PSDB) tem um débito com Guarabira (PB). Um não, vários – considerando obras abandonadas, paralisadas por sua gestão e as que ainda não saíram do papel. Quando candidato, nas eleições de 2020, ele investiu no marketing eleitoral e buscou ‘mostrar serviço’. Avalio, inclusive, que sua equipe deu um show – ante as equipes dos candidatos concorrentes – com peças criativas e de texto simples – de fácil compreensão.

Durante a campanha, teve obra de pavimentação sendo feita na cidade, asfalto e até o início das obras do complexo municipal de saúde, nas dependências do antigo CAIC. Porém, ao fim do pleito, o trabalho do prefeito Marcus Diogo parou em Guarabira. Apesar do ‘mantra’ que ele repete em seus vídeos, de que “o trabalho não para e não vai parar”, até mesmo a deputada estadual Camila Toscano (PSDB) reconheceu que o ritmo da gestão desacelerou.

Quem estudou Publicidade e Propaganda sabe que o Marketing envolve ‘manipulação’. E às vezes, mente. Marketing político é uma coisa. E Marketing eleitoral, outra bem diferente. O que dizer, portanto, da propaganda eleitoral do então candidato Marcus Diogo – ele foi eleito com ‘propaganda enganosa’? Avalie.

Em algumas peças publicitárias compartilhadas durante a corrida eleitoral pelas redes sociais do candidato e em grupos de WhatsApp, Marcus Diogo passou a mensagem de que o complexo municipal de saúde logo estaria pronto e que “todos os recursos” necessários já estavam garantidos. No entanto, pouco tempo depois de eleito prefeito com 45,38% dos votos, a obra foi suspensa por irregularidade na licitação. E sem obras, o local (CAIC) segue abandonado.

É pra rir ou pra chorar?

Já notou que nas entrevistas concedidas o prefeito Marcus nunca assume a responsabilidade? Parece que para ele é mais fácil culpar os outros, como ocorreu em relação aos apartamentos construídos pela PMG – o gestor culpou a CAIXA pela demora na entrega. Mas foi só o deputado estadual Raniery Paulino (MDB) entrar em cena que a gestão municipal começou a agilizar e deu ritmo ao processo de entrega das casas às 400 famílias beneficiadas.

Não existe ‘trabalho em ritmo acelerado’ em Guarabira. E nem, sequer, uma simples ornamentação junina, como em Bananeiras, Duas Estradas, Itapororoca e Araçagi, por exemplo – cidades menores e que recebem menos recursos.

E talvez ciente de que a gestão do prefeito Marcus anda sem ritmo e “só pega no tranco”, o deputado Raniery Paulino já adiantou em recente entrevista que vai provocar a administração municipal para que o prefeito cumpra a promessa do complexo municipal de saúde.

E anote ai para cobrar depois: quando o complexo de saúde for, realmente, construído ele deve funcionar 24 horas e com várias especialidades, conforme a propaganda institucional.

Complexo Municipal de Saúde Prefeito João de Farias Pimentel Filho 

01 – Secretaria Municipal de Saúde, Dr. Alberto Carlos de Pontes (relocação);

02 – Centro de Especialidades Odontológicas Dr. Hugo Barbosa de Paiva, que está em sede alugada (relocação);

03 – Centro da Visão Genival Barbosa de Lucena, que funciona em sede própria no HRG (relocação);

04 – SAMU, que está em sede alugada (relocação);

05 – Centro de Treinamento Tabelião Jônio Figueiredo (relocação);

06 – Policlínica Telcy Teixeira de Souza (relocação);

07 – Policlínica Infantil (Implantação);

08 – Centro de Ortopedia (Implantação);

09 – Academia de Pilates II (Implantação);

10 – Mini-auditório (Implantação);

11 – Pronto Atendimento (Implantação);

12 – Farmácia Básica II (Implantação);

13 – Central de Comunicação via-rádio para o SAMU com criação de Estação Repetidora para maior alcance (implantação);

14 – Central de Atendimento Telefônico (implantação);

15 – Central de Atendimento Pessoal com senhas especificas para cada área (implantação).

A lei, que foi sancionada e cria essa obra, é a de número 1.828, de 17 de junho de 2020. E como promessa é dívida, a gestão deve mais essa obra ao povo de Guarabira, afinal com saúde não se brinca. #Opinião

Compartlhar
Enviar
Twitter
Telegram

Informação é poder. Assine, gratuitamente, a newsletter e receba nosso conteúdo no seu e-mail. Salve este blog entre os seus favoritos, leia e fique por dentro do que você precisa saber.

Se inscreva no canal do Youtube e siga o editor no Twitter, Facebook, Instagram e Threads.