UMA QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA: OPAM alerta para surto de cinomose em Guarabira e faz novo apelo à gestão municipal

Em novo post nas redes sociais, a OPAM faz um alerta e apela à Prefeitura de Guarabira devido a um surto de cinomose na cidade. A ONG tem registrado vários casos da doença que, na maioria das vezes, causa sofrimento e morte de cães no município. Nas ruas de Guarabira animais estão abandonados. Muitos cães, por exemplo, são vistos com sarna e desnutridos. Além disso, o surto de cinomose tem se espalhado pela cidade.

“O tratamento dessa virose é caro, a OPAM tem se desdobrado e recorrido à população para dar conta de tantos pedidos de ajuda”, diz o texto na página da ONG.

Ainda segundo a postagem da OPAM, cuidar dos animais é questão de saúde pública. E o poder público municipal tem obrigação pela lei municipal 638 de 17 de setembro de 2018. Mas a gestão do prefeito Marcus Diogo (PSDB) tem se omitido da responsabilidade principal.

“Cuidado com os animais é Controle de Zoonoses. Controle de Zoonoses é questão de saúde pública. Portanto, é dever do poder executivo municipal criar políticas públicas para essa finalidade. Mas não basta criar, é preciso executar! A falta de vontade política da atual administração municipal tem penalizado ainda mais os animais que vivem abandonados ou que recebem maus tratos”, observou a OPAM, apelando por vacina e castração dos animais de rua.

A OPAM recebe apenas R$ 1.500 reais da PMG, fruto de um convênio temporário. A maior parte dos recursos é fruto de doação, e o trabalho é voluntário. A ONG ainda não tem sede própria, porém socorre e recolhe animais de rua, vítimas de maus-tratos e doentes. Quando conseguem tratamento para cães e gatos, os bichinhos são colocados à disposição para adoção responsável.

Conforme o vereador Junior Ferreira, um dos únicos que tem se posicionado a favor da causa animal, uma emenda parlamentar foi destinada pelo deputado federal Pedro Cunha Lima para aquisição de um castramóvel. O recurso já está na conta da prefeitura, falta aprovação da Câmara para a compra do veículo. Também há um projeto para a construção de um centro de zoonoses, mas faz tempo que não sai do papel.

Recentemente, o Caderno de Matérias publicou artigo de opinião sobre a OPAM. #Política

Compartlhar
Enviar
Twitter
Telegram

Informação é poder. Assine, gratuitamente, a newsletter e receba nosso conteúdo no seu e-mail. Salve este blog entre os seus favoritos, leia e fique por dentro do que você precisa saber.

Se inscreva no canal do Youtube e siga o editor no Twitter, Facebook, Instagram e Threads.