PELAS REDES SOCIAIS: Professor comenta mudanças no trânsito de Guarabira

Fato: Facebook BM

O trânsito de Guarabira (PB) continua pautando o noticiário local. Na semana passada, o Caderno de Matérias publicou um artigo sobre a situação. O que não falta é gente para criticar, principalmente nas redes sociais. Porém, existe a crítica fundamentada, de interesse coletivo; e a crítica vazia, de interesse político – e é dessa que muitos se aproveitam. Não foi o caso, até então, do professor Belo.

Em postagem no blog – sobre o uso de uma ‘foto antiga’ por um auxiliar do Governo do Estado para criticar o trânsito na cidade -, o professor Belarmino Mariano, que já foi candidato a prefeito pelo PSOL, fez um comentário muito lúcido sobre algumas mudanças do trânsito. “Acho que existem mais acertos do que erros. Não é fácil, pois são ruas estreitas e a confusão é antiga”, avalia o educador.

O Blog do Ikeda reproduz, na íntegra, a análise feita por Mariano, que é professor de Geografia da UEPB, para avaliação do leitor. #Cotidiano

No quesito trabalho para redimensionar o sentido do transito de Guarabira. Acho que existem mais acertos do que erros. Não é fácil, pois são ruas estreitas e a confusão é antiga. A pior de todas foi aquela rotatória criada ainda na época de Fátima e Josa. Todas as semanas aconteciam acidentes naquele trecho. Acho que existe um acerto em quebrar o fluxo rotatório naquele ponto, mas é preciso alargar as alças e excluir os estacionamentos daquele ponto. Assim as alças permitirão um melhor fluxo entre o Rei dos Discos e o Santander. 

Com relação as ruas paralelas, sentido Banco do Brasil subindo e outra do antigo GuaraHotel (descendo) ficaram ótimas. Agora é manter os amarelinhos educando o transito nessas novas mudanças.

Outra importante medida poderia ser, excluir um dos braços da feira livre(aquele que alaga) para deixar para os automóveis e trazer essa parte da feira para o lado da frente do mercado, colocar a feira na rua que desce o fluxo de automóveis na frente do Armazém Paraíba, até o mercado de carnes (em um mapa daria para ver a feira arrodeando o mercado e o fluxo de veículos ao largo. Os carros que viessem de Pirpirituba já sairiam na alça que vai para o Santander.

O outro aspecto da medida pode ter visado diminuir o fluxo de carros pesados como carretas, pois o governo do Estado já criou a alça e rodovia estadual entre o Guaraves e a saída para Bananeiras.

Nessa área a grande crítica que faço é ao tempo de tubulação colocada para o escoamento, pois o PVC é flexível e não suporta grandes fluxos, quando a tubulação é grossa demais. para tanto escrevi esse artigo em que aponto soluções e que parece, foram seguidas em alguns aspectos. http://guarabira50graus.blogspot.com/…/obras-inacabadas
Atenciosamente, prof. belarmino mariano

Compartlhar
Enviar
Twitter
Telegram

Informação é poder. Assine, gratuitamente, a newsletter e receba nosso conteúdo no seu e-mail. Salve este blog entre os seus favoritos, leia e fique por dentro do que você precisa saber.

Se inscreva no canal do Youtube e siga o editor no Twitter, Facebook, Instagram e Threads.