OPINIÃO: O xadrez da política não é para ‘amadores’

Na semana passada, o senador e pré-candidato a governador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) reuniu-se com o vereador guarabirense Ramon Menezes (MDB) e o lançou pré-candidato a deputado estadual. Mesmo sem ter a devida estrutura, Ramon aceitou e vai para disputa apoiando Mercinho Lucena para federal e deixando Raniery Paulino à mercê de seu apoio.

Como Ramon já tinha um compromisso com o filho do prefeito de João Pessoa Cícero Lucena, não votará em Paulino. E, obviamente, não seguirá a ala dissidente do MDB de Guarabira, liderada por Roberto Paulino, no apoio à reeleição de João Azevedo, pois não faz sentido aceitar uma proposta de Vené e não apoiar sua pré-candidatura a governador.

Com o ‘SIM’ de Ramon, Guarabira poderá ter, pelo menos, três candidaturas a deputado estadual: a dele, a de Camila Toscano (PSDB) e a de Célio Alves (PSB). A pré-candidatura de Bruno Deriu, que tem demonstrado interesse em fazer ‘dobradinha’ com Raniery, ainda não foi lançada oficialmente.

No fim de semana, o bem sucedido empresário guarabirense Deda Claudino, ainda filiado ao MDB, também recebeu um convite de Veneziano para se lançar pré-candidato a deputado federal. Ele tem dito que quer votar em um candidato da região e que, se lançar candidatura, não terá a intenção de atrapalhar ninguém.

Naturalmente, porém, se Claudino aceitar o desafio de sair como candidato a deputado federal, vai ter de abrir mão, por enquanto, de seus negócios – que estão em ascensão no mercado de energia solar -; e, consequentemente, disputar com o deputado Raniery, que poderá fazer ‘dobradinha’ com a pré-candidata a deputada estadual Danielle Rodrigues.

PERGUNTAR NÃO OFENDE: Deda também estaria disposto a votar em Lula e em Ricardo Coutinho, para presidente e senador, respectivamente, já que são os pré-candidatos apoiados por Veneziano? Acho que não, contudo é esperar para ver. E Ramon, votaria em Ricardo Coutinho, acusado de corrupção pela Operação Calvário, para senador?

Aparentemente, considerando os últimos acontecimentos no MDB da Paraíba, Veneziano tem a intenção de medir forças com os Paulinos em Guarabira, onde uma ala dissidente do MDB, liderada por Roberto Paulino, promoverá um encontro em apoio à reeleição do governador João Azevedo, nesta sexta-feira (25).

No domingo, o secretário do Orçamento Democrático Estadual, Célio Alves, lançou sua pré-candidatura a deputado estadual pelo PSB. E como escrevi em artigo anterior, por ele, poderia fazer ‘dobradinha’ com Gervásio Maia, com quem tem uma boa relação e conseguido ações; entretanto, deverá seguir orientação do Governo.

Tanto Célio quanto Raniery tem uma coisa em comum: são da base aliada de João Azevedo. Entretanto, o que chama atenção nesse grupo é que nem Célio votará em Paulino e nem Paulino votará em Célio, conforme esse ‘recorte’ do momento. Ocorre que na política tudo pode mudar: a ponto de Célio Alves votar em Renato Meireles, por exemplo.

Resta saber ainda quem o advogado Teotônio, liderança política em ascensão no município de Guarabira, vai apoiar para deputado estadual e federal, e senador. Assim como Célio e Paulino, ele faz parte da base aliada do Governo.

O vereador Renato Meireles tem assegurado sua pré-candidatura a deputado federal e ‘está com o bloco nas ruas’. Ele, por uma questão lógica, dentro desse ‘recorte’, também não votará em RP. Nem em Célio, acredito – salvo, se esta for a orientação do governador.

Em síntese, o grupo que fez uma aliança política em Guarabira para as eleições de 2020, segue unido por João, mas as principais lideranças seguem divididas entre si.

Já Camila Toscano (PSDB) vem fazendo um trabalho de visita às bases eleitorais e tem apoios importantes de lideranças da situação em Guarabira. Eleitora de Pedro Cunha Lima (pré-candidato pela Oposição estadual), para deputado federal ela votará em Rui Carneiro.

Outros nomes estarão na corrida pelo voto do eleitor na região de Guarabira: os deputados Chió e Tião Gomes, por exemplo; além do jovem Deninho Gari, de Pirpirituba, que já lançou sua pré-candidatura a deputado estadual pelo REDE.

A disputa vai começar! E eu vou logo avisando: levando em conta o intenso movimento das ‘peças’, o xadrez da política não é para ‘amadores’. Boa sorte ao todos e que vença o melhor! #Opinião

Compartlhar
Enviar
Twitter
Telegram

Informação é poder. Assine, gratuitamente, a newsletter e receba nosso conteúdo no seu e-mail. Salve este blog entre os seus favoritos, leia e fique por dentro do que você precisa saber.

Se inscreva no canal do Youtube e siga o editor no Twitter, Facebook, Instagram e Threads.