Por Marcus Vinícius
Dando continuidade ao projeto ‘Coleção – História das Comarcas Paraibanas’, o Tribunal de Justiça da Paraíba vai lançar, segunda-feira (18), a ‘História da Comarca de Itabaiana – 1831 a 2023’. A solenidade será realizada na Câmara Municipal de Itabaiana, a partir das 15h. A obra, a 12ª da série, é de autoria do desembargador aposentado Marcos William de Oliveira. O presidente do Poder Judiciário estadual, desembargador João Benedito da Silva, vai participar do lançamento.
O livro tem mais de 100 páginas, distribuído em 10 capítulos. A apresentação é do desembargador João Benedito, o prefácio do desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, presidente da Comissão de Cultura do TJPB, a editoração de Martinho Sampaio e as fotos de Ednaldo Araújo.
Na obra, o leitor encontrará os primeiros traços do Judiciário de Itabaiana; os primeiros magistrados; a fase revolucionária de 1930 e a revolução da Comarca; da década de 80 a atualidade; e a Justiça do Trabalho. “Me sinto muito lisonjeado por meu Tribunal de Justiça ter-me solicitado que eu fizesse essa obra. Itabaiana, além de ser a cidade que me deu toda minha família, foi onde iniciei a vida profissional”, disse o desembargador Marcos William.
Ainda segundo o autor, o livro, de essência histórica e cronológica, traz fatos que marcaram a Comarca de Itabaiana, como: a morte do ex-prefeito José Silveira, questões fundiárias – Alagamar – e o atentado ao juiz Reginaldo Antônio de Oliveira, entre outros momentos.
A coletânea História das Comarcas Paraibanas implantada em outubro de 2011 busca contar a história das unidades judiciárias do Estado, com ênfase para a valorização do Juízo de 1º Grau, bem como oportuniza aos leitores conhecer, a partir de um trabalho de resgate de valores, grandes trabalhos executados no passado. #Cultura
TJPB