COLUNA: Sábado, 22 de maio de 2021

BATEU, LEVOU: Prefeito de Guarabira pede espaço para responder críticas na televisão e perde oportunidade de anunciar algo novo

Após a repercussão negativa de uma fala na semana passada sobre o restaurante popular – que deve ser aberto em Guarabira (PB) pelo Governo do Estado – e de um programa alimentar emergencial lançado por João Azevedo (Cidadania), o prefeito da cidade Marcus Diogo (PSDB) pediu espaço na TV Master para responder e dar sua versão acerca dessa polêmica que também virou destaque na programação da emissora.

Na tarde de segunda-feira (17) ele participou do programa “Alex Filho com Você” para, de forma irônica, parabenizar o governador e mostrar mais uma vez que mudou o discurso. A pressão foi grande que ele foi obrigado a mudar. Ao ser questionado sobre o assunto, ele concordou que o que ocorreu foi uma “pegadinha da oposição” e sugeriu como o Governo do Estado deveria implantar os projetos sociais no município.

“Eu não queria só um (restaurante popular), eu queria vários”, disse o prefeito, que perdeu mais uma oportunidade de ir a uma estação de tevê na capital para anunciar uma versão municipal do restaurante popular e de um programa de segurança alimentar, por exemplo, que servissem a população carente durante a pandemia.

Com seu ‘jeito de falar que é difícil de entender’, ele usou o espaço na televisão para assegurar “afinação total” com o governador da Paraíba. Sério, prefeito? Só faltou falar que vota em João na eleição do ano que vem… #SQN

Para Marcus Diogo, a deputada Camila Toscano (PSDB) sairá fortalecida na campanha de reeleição. Camila merece voltar. Porém, isso também vai depender da gestão municipal – ou seja, o prefeito terá que começar a trabalhar: no mínimo do mesmo jeito que vinha “trabalhando” durante a campanha de 2020.

Em relação a Raniery Paulino (MDB), o gestor voltou a cobrar emendas impositivas do deputado vice-líder do Governo.

Agora é assim: ‘bateu, levou’. Se alguém citar o prefeito Marcus no Jornal Nacional, pode ter certeza que ele vai pedir espaço na Globo para falar da política de Guarabira – que é de fazer vergonha.

Fica a dica aos veículos de mídia: talvez seja melhor ‘vender o silêncio”- quem sabe o governo municipal pague por ele…

Sessão especial

A Câmara de Guarabira vai realizar uma sessão especial em alusão ao 1º ano de morte do ex-prefeito Zenóbio Toscano. Será dia 14 de junho, um requerimento do vereador Tiago do Mutirão (Líder do PSDB). ZT começou sua vida pública como prefeito da cidade em 15 de novembro de 1982.

Imunizado

O prefeito de Guarabira, Marcus Diôgo, recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19 na quinta-feira. “Após esperar pacientemente, a minha vez chegou”, declarou. O Município está vacinando atualmente pessoas de 50 a 59 anos com comorbidades. Marcus faz parte do grupo.

Contas aprovadas

A prefeita de Itapororoca Elissandra Brito teve suas contas de 2017 e 2018 aprovadas pelo TCE-PB e pela Câmara Municipal, que confirmou o parecer técnico do tribunal. Apesar da pandemia, Itapororoca segue se desenvolvendo. Tem trabalho pelo social e outras obras estruturantes.

Pedro Cunha Lima sobre encontro de Lula e FHC

O deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) reprovou o encontro entre FHC e Lula. Nas redes sociais, ele disse que esse ‘movimento político’ é ‘tragédia ética’ e enfraquece uma terceira via para a disputa eleitoral de 2022. Lula e FHC se encontraram na semana passada em São Paulo.

Interditado e autuado

Na segunda-feira o Bar do Cuscuz de Campina Grande foi novamente multado e interditado por sete dias por promover aglomerações. É a 3ª vez que o estabelecimento foi autuado, conforme apurou o ClickPB. A interdição foi promovida pela Gerência de Vigilância Sanitária (Gevisa).

 

Produção de vacina

Sem novos contratos, a Fiocruz pode parar produção de vacina de Oxford em agosto. A fundação precisa fechar acertos por mais IFA importado da China e para a produção nacional de insumos.

Produção de vacina 2

A CNN apurou, no entanto, que a Fundação Oswaldo Cruz tem a expectativa de assinar, na próxima semana, dois novos contratos com a AstraZeneca, farmacêutica que detém a tecnologia da vacina de Oxford contra a Covid-19.

Eficácia da vacina

Um estudo mostrou eficácia de 42% da CoronaVac em pessoas com mais de 70 anos. A informação foi confirmada à Jovem Pan pelo pesquisador Júlio Croda, que faz parte do grupo envolvido no estudo.

Eficácia da vacina 2

Com isso, a eficácia da vacina chinesa ficou abaixo do que o valor global encontrado nos estudos clínicos do Instituto Butantan, que é de 50,7%.

Eficácia da vacina 3

A eficácia caiu ainda mais em maiores de 80 anos, indo para 28%. Em pessoas com 70 a 74 anos, a eficácia foi de 62%, sendo maior do que a taxa global, enquanto que entre os que tem de 75 a 79 anos, foi de 49%. A informação é da Jovem Pan.

 

Apoio aos caminhoneiros

O governo federal divulgou na terça-feira uma série de medidas para atender aos caminhoneiros. O “Gigantes do Asfalto” é um pacote de linhas de crédito, obras em estradas, regulamentação de serviços e informatização de documentos.

Apoio aos caminhoneiros 2

O projeto será supervisionado pela Comissão Nacional de Autoridades de Transportes Terrestres (Conatt), pelo Ministério da Infraestrutura e Caixa Econômica Federal. As medidas serão implementadas por dois decretos presidenciais e duas medidas provisórias.

 

CURTI/ NÃO CURTI

O Colégio Agrícola da UFPB de Bananeiras está oferecendo 195 vagas em cursos técnicos de nível médio em Agropecuária, Agroindústria, Aquicultura, Nutrição e Dietética e Ciências da Natureza. A inscrição é gratuita pelo portal do CAVN. Aproveite e bons estudos!

-Um relatório do TCEPB aponta para vacinação de pessoas mortas em 104 cidades paraibanas. O município de; Campina Grande lidera a lista, que também cita Guarabira. Os investigadores buscam possíveis explicações para a inconsistência.

O Estado da Paraíba reduziu 50% do ICMS sobre diesel para impedir aumento na tarifa de ônibus das empresas de transporte coletivo urbano da capital e da região metropolitana de João Pessoa. As negociações foram conduzidas pela Sefaz-PB e pelo DER-PB, sob supervisão do Governo.

O mundo quer saber

Um grupo de cientistas pediu mais investigações sobre as origens do coronavírus. Em carta publicada na revista Science, eles dizem que ainda não há evidências suficientes se a pandemia de covid-19 teve como origem causas naturais ou um vazamento acidental de laboratório.

 

 

Sem legenda

 

Entre aspas

“É evidente a omissão do Governo Federal no atraso da vacinação no país e, consequentemente, na perda de milhares de vidas p/ a COVID-19. Além de apontar mentiras contadas sob juramento na CPI. Estamos trabalhando p/ conter os danos que causaram!” (senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP), vice-presidente da CPI da Covid)

Pensamento

Melhor notícia

Comunicação

Xx

Para ler ouvindo…

 

Compartlhar
Enviar
Twitter
Telegram

Informação é poder. Assine, gratuitamente, a newsletter e receba nosso conteúdo no seu e-mail. Salve este blog entre os seus favoritos, leia e fique por dentro do que você precisa saber.

Se inscreva no canal do Youtube e siga o editor no Twitter, Facebook, Instagram e Threads.