ADEUS, MESTRE: Morre o sonetista Ismael Freire

É com muito pesar que recebi a notícia da morte de seu Ismael Freire, poeta dos bons, do qual eu era fã pela pessoa sensata, pela forma como ele escrevia e pelo nível de seus sonetos, por exemplo. Natural de Bananeiras, mas já reconhecido como cidadão guarabirense, o poeta partiu aos 95 anos na madrugada desta segunda-feira (18), no Hospital Regional de Guarabira. Conforme relatos de familiares, ele passou mal em casa e foi levado para a unidade hospitalar.

… com seu Ismael Freire, cordelista, no auge de seus 90 anos. Parabéns, poeta!

Posted by Joseilton Gomes on Wednesday, July 30, 2014

 

Seu Ismael era vocacionado para poesia. Em virtude das dificuldades de sua época, ele só aprendeu a ler aos 15 anos. Quando fez 90 anos, seu Ismael Freire atendeu meu convite e me concedeu uma entrevista exclusiva no meu programa de rádio, onde deu uma clara demonstração de sua lucidez.

Ao longo de sua vida, ele sempre teve ligação com as letras. Tornou-se sonetista influente. Gostava de ler folhetos de cordel e tinha amizade com outros expoentes cordelistas. Seu Ismael era inspirado e inspirava. A saúde debilitada não o impedia de escrever seus sonetos, que ao serem digitados e impressos por familiares, ele distribuía com amigos.

Sempre que seu Ismael Freire me via passar na rua, ele acenava para mim. Eu ficava feliz, pois lhe tinha muito respeito e admiração. Em entrevista no rádio, ele me revelou que tinha dois sonhos: o primeiro era ter uma casa própria; e o segundo, um livro com seus sonetos.

Acredito que conseguir uma casa não era difícil para a prefeitura, mas…

Este blog cobrou bastante do poder público municipal para que realizasse o segundo sonho do poeta. O prefeito Zenóbio Toscano prometeu e cumpriu. Participei do lançamento do livro e vi de perto a alegria de seu Ismael ao realizar um dos sonhos, antes de morrer.

Embora com idade avançada e pouca saúde, ele era um homem lúcido. Fazia parte da academia guarabirense de Letras. Andava pela cidade e costumava frequentar a feira-livre do município. Agora, no entanto, ele descansa em paz.

A Paraíba perde um grande homem. Guarabira perde um mestre do soneto. Um escritor que tinha nas veias a paixão pela leitura e pela poesia.

Celebração com recital poético em homenagem aos 90 anos do Poeta Ismael Freire no Teatro Geraldo Alverga.

Posted by Joseilton Gomes on Saturday, August 2, 2014

Por fim, eu recordo que quando seu Ismael fez 90 anos, a classe artística guarabirense promoveu uma programação especial em sua homenagem. Eu também aproveitei o momento e escrevi um artigo para homenageá-lo. Infelizmente, devido a mudanças na plataforma do meu blog, perdi muito conteúdo autoral, inclusive este texto. Contudo,  salvei a última entrevista que o poeta me concedeu e compartilho neste momento:

Reverência ao mestre! Adeus, seu Ismael. #Cultura

Compartlhar
Enviar
Twitter
Telegram

Informação é poder. Assine, gratuitamente, a newsletter e receba nosso conteúdo no seu e-mail. Salve este blog entre os seus favoritos, leia e fique por dentro do que você precisa saber.

Se inscreva no canal do Youtube e siga o editor no Twitter, Facebook, Instagram e Threads.