‘A RÁDIO DAS GRANDES ESTRELAS’: 92 FM completa 35 anos nesta terça-feira, 19

 

Foto: reprodução do Facebook HS

Meu primeiro post do dia é dedicado a Rádio Constelação FM de Guarabira (PB), citada em meu trabalho acadêmico. Pioneira em FM na região, a 92 FM completa hoje 35 anos no ar. A emissora, que é uma das primeiras estações da Paraíba, tem história e serviços prestados a Guarabira e região.

Na manhã desta terça-feira (19), durante o Jornal da Manhã, os apresentadores Humberto Santos e Cid Cordeiro fizeram uma leitura histórica com participação de ouvintes, profissionais, ex – profissionais, e reprodução de áudios históricos (off de Expedito Santos, ‘pai da radiodifusão guarabirense’).

Ao longo do tempo, a emissora teve várias fases, sobre as quais os dois locutores comentaram: a fase musical, a de abertura para noticiários locais, e uma nova mudança para uma programação popular…

Sobre a maneira como se fazia radiojornalismo antigamente, Humberto destacou e comentou as diferenças. Era tudo muito diferente mesmo no rádio, Humberto. Eu acho até que o trabalho era ‘mais profissional’ – penso que havia uma preocupação maior com o resultado.

E dentro dessas análises, considerando meus estudos atuais, isso me fez lembrar também de como o telejornalismo dos anos 80 – década em que a 92 FM entrou no ar -, era diferente – sem muita expressão dos apresentadores: mais narrativo e interpretado.

Hoje é perceptível toda essa mudança no ‘modo de fazer’ comunicação, no rádio e na tevê.

Parabéns aos apresentadores do noticiário matutino da 92 FM, pelo resgate histórico sobre o aniversário da rádio. Que as demais emissoras tomem como exemplo e façam o mesmo em suas datas. O ouvinte merece saber um pouco mais da história de cada uma.

Saudações aos profissionais da Constelação FM – A rádio das grandes estrelas! #SintoniaFina

Compartlhar
Enviar
Twitter
Telegram

Informação é poder. Assine, gratuitamente, a newsletter e receba nosso conteúdo no seu e-mail. Salve este blog entre os seus favoritos, leia e fique por dentro do que você precisa saber.

Se inscreva no canal do Youtube e siga o editor no Twitter, Facebook, Instagram e Threads.