VALE DO MAMANGUAPE: Elissandra Brito se reúne com vice-reitora da UFPB e debate sobre planos de segurança da água em Itapororoca

O município de Itapororoca recebeu, no dia 13 de janeiro deste ano, a visita da vice-reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Profa. Liana Filgueira, visando o desenvolvimento dos Planos de Segurança da Água do município, em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Durante a visita, a vice-reitora se reuniu com a prefeita Elissandra Brito, e tratou sobre as dificuldades que o município enfrenta devido à ausência de um sistema de abastecimento único.

Acompanhada pelo secretário do Meio Ambiente, Severino Nino, do secretário de Assistência Social, Marcos Mouraes, e do representante do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e da Agência de Gestão das Águas da Paraíba – AESA, Carlos Lima, Elissandra Brito destacou a alegria por parte da gestão municipal em ver a UFPB disposta a desenvolver esse projeto.

“Temos a necessidade de um melhor tratamento da água. E fico muito feliz em ver a disposição da UFPB em desenvolver projetos como esse, e que levarão qualidade de vida para nossa população”, disse Elissandra Brito.

A vice-reitora realizou visita em mais quatro cidades e se reuniu com seus gestores. A escolha dos municípios foi realizada por meio de critérios estabelecidos pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Entre esses requisitos, foram considerados os municípios que não são atendidos pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa).

Segundo a Vice-Reitora, o projeto terá duração de 18 meses, sem custos para os municípios, pois a Funasa o financiará. O objetivo é avaliar a qualidade da água. A Profa. Liana explicou que, depois desse período, o Plano de Segurança de Água de cada município deve ser proposto, com mapa de risco e seguindo critérios definidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para que a água que chega à população seja potável e de qualidade. #Política

BLOG DO CHICO SOARES

Compartlhar
Enviar
Twitter
Telegram

Informação é poder. Assine, gratuitamente, a newsletter e receba nosso conteúdo no seu e-mail. Salve este blog entre os seus favoritos, leia e fique por dentro do que você precisa saber.

Se inscreva no canal do Youtube e siga o editor no Twitter, Facebook, Instagram e Threads.