Eu escrevi recentemente que estamos vivendo um tempo em que pessoas preferem acreditar em narrativas, a confiar no que elas podem ver com os próprios olhos. E isso, novamente, me fez lembrar o “Ensaio sobre a cegueira”, do escritor português e José Saramago. Para muitos, “estou cego”, considerando meu ponto de vista – apesar dos meus esforços para enxergar. Para mim, muitos também estão numa ‘cegueira coletiva’, aparentemente, irreversível.
Na era da pós-verdade, avalio que tem sido muito mais fácil aceitar uma mentira vestida do que a verdade nua e crua. Há muita gente ignorante em busca do saber. Mas há, também, aqueles que se dizem sábios, que até conhecem a História e a contam, porém do seu jeito, omitindo dados ou uma informação para continuar sustentando sua verdade, geralmente enraizada num viés ideológico que não aceita, de forma alguma, a verdade de fato.
Israel está em guerra. E não é a primeira vez. No entanto, essa guerra é contra o terrorismo do Hamas, que partidos políticos e parte da sociedade, num contexto ideológico com sua meia-verdade, insiste em tratar como “resistência palestina”. E uma meia verdade é como uma mentira inteira. Nunca se tratou tanto do contexto histórico entre Israel e Palestina como agora. O assunto está em livros, na televisão, no rádio, e, sobretudo, em podcasts.
Para entender melhor o conflito, assisti vários podcasts cujos convidados considero pessoas sérias e de conhecimento sobre o assunto. Destaco dois: o primeiro podcast é um episódio do “Inteligência Ltda”, tendo o cientista político André Lajst, pró-Israel; e o revolucionário Thiago Ávila, pró-palestina, como debatedores. O segundo é um episódio do “Flow”, com o escritor e professor Rodrigo Silva e o Rabino Ventura.
SEGUE OS LINKS
https://www.youtube.com/watch?v=IHjBtvhABcg
https://www.youtube.com/watch?v=tQZGKDkmIYU&t=8458s
Adianto que nessas duas sugestões de conteúdo, prevalece o contexto histórico em envolve o Estado de Israel, não o religioso – que, também, faz parte nesse conflito. Assista e entenda para não ser enganado por meias verdades e levado a crer, por exemplo, que Israel pratica apartheid e terrorismo contra palestinos. Não permita que outras pessoas pensem por você. Pense!
Portanto, se você tem interesse pelo assunto, e disposição para assistir vídeos longos; e está aberto a questionar a sua verdade e a verdade dos outros – seja pró ou contra Israel – eu acredito que, pelo menos, estes dois episódios jogarão luz na sua escuridão sobre o assunto, fazendo você pensar além das narrativas, sobretudo de esquerda – que odeia Israel e EUA.
Eu prefiro a paz, o diálogo, a liberdade… Entretanto, se a gente precisa se posicionar, tenho minha opinião e posição nesse conflito – baseada em livros, e no ouvi e assisti – inclusive nos podcasts -, sem deixar de questionar a minha verdade. Não estou orientando ninguém a ignorar a sua crença – porque eu também não ignorei a minha fé, embora ela não fale mais alto nesse conflito. #Opinião