
Um incêndio de grandes proporções atingiu nesta segunda-feira a Catedral de Notre Dame , no centro de Paris , o monumento histórico mais visitado da Europa. Minutos depois do início do incêndio, a torre pontiaguda e o teto da igreja desmoronaram completamente, num momento em que os católicos do mundo inteiro se preparam para celebrar a Semana Santa. Segundo o Ministério do Interior, 400 bombeiros foram enviados para combater o incêndio, e um deles ficou gravemente ferido.
Já passava das 23h (18h no Brasil) quando as autoridades francesas anunciaram que as duas principais torres da igreja já podiam ser consideradas salvas e também que a estrutura principal do prédio não corria mais risco de destruição total. A multidão que acompanhava do lado de fora bateu palmas, rezou e cantou, acompanhando o incêndio num dos principais símbolos de Paris. Dois terços do telhado foram consumidos pelas chamas. Por volta das 2h da madrugada (21h), as autoridades anunciaram que o incêndio estava sob controle.
— Evitou-se o pior, embora não tenhamos ganhado a batalha completamente — disse o presidente Emmanuel Macron, enquanto bombeiros ainda tentavam apagar as chamas.
De acordo com o porta-voz de Notre Dame, o fogo começou às 18h50 do horário local (13h50 de Brasília), praticamente na mesma hora em que acaba o horário de visitação (18h45). Os últimos turistas do dia esperavam para entrar na catedral quando as portas foram fechadas. A polícia isolou a área e começou a esvaziar os arredores da igreja.
Segundo o corpo de bombeiros, o incêndio provavelmente está ligado às extensas reformas para renovação do edifício. A procuradoria francesa já abriu uma investigação para determinar o que iniciou o fogo.
“Um terrível incêndio está em curso na Catedral Notre Dame de Paris. Os bombeiros estão tentando controlar as chamas. Estamos mobilizados no local em estreita ligação com a diocese de Paris. Convido todos a respeitar o perímetro de segurança”, escreveu em seu Twitter a prefeita de Paris, Anne Hidalgo.
Comente