TRÂNSITO DE GUARABIRA: Falta quem dê ideias e apresente soluções. Só não falta gente para criticar

O trânsito de Guarabira (PB) está confuso depois das recentes mudanças. Mas melhorou em alguns pontos. E piorou em outros, avalio. E as mudanças continuam na tentativa de garantir uma melhor trafegabilidade. Falta sinalização? Ainda falta. Falta muita coisa! Porém, observo que, aos poucos, o setor competente está sinalizando. E instalando câmeras de monitoramento no centro e nos bairros da cidade.

Nas redes sociais, em postagem do Blog do Galdino sobre o assunto, vi algumas críticas à gestão municipal pela instalação das câmeras. Não vi, no entanto, nenhum argumento que fundamentasse as críticas. O pessoal da STTrans as vezes ‘exagera’, eu não duvido. Ouço relatos sobre isso. Como também muitos condutores insistem em trafegar em desacordo com o que manda a lei. Os casos também são evidentes e recorrentes.

Sou a favor da orientação e do diálogo por parte dos agentes de trânsito, inicialmente – sem multas. E da aplicação de multas em casos recorrentes. Apoio as abordagens respeitosas por parte do agente, que deve ser treinado para manter o equilíbrio mesmo quando o condutor resistir durante uma abordagem: pois sei que há quem intimide, ameace e desdenhe da autoridade de trânsito. Eu já vi isso de perto, acredite.

Infelizmente, alguns condutores não têm educação e nem respeito as leis – falo daqueles, por exemplo, que param e estacionam sobre faixas de pedestre e na faixa esquerda nas principais vias do município; em locais proibidos e vagas reservadas; que fazem contramão para criar ‘atalhos’, e por ai vai (…), coisas típicas de um trânsito de interior, provinciano, onde a impunidade prevalece. Até ‘carros oficiais’ entram nesse ‘pacote’.

E por falar em condutores que estacionam em local proibido, alguém da própria STTrans/Guarabira vacilou ao estacionar o veículo sobre área demarcada que limita e divide duas vias. Seria uma infração. “Cadê o exemplo?”, é a pergunta que se faz nos grupos de WhatsApp onde a foto foi compartilhada.

O poder público municipal precisa investir mais em campanhas educativas, sobretudo nas escolas. E a STTrans deve continuar se conscientizando da responsabilidade que tem, de dar exemplo; e de orientar a população. Orientação não tem ‘prazo de validade’. E eu disse e cobrei isso ao coordenador do trânsito Gilberto Machado, em entrevista no rádio.

Já em relação ao tráfego no centro da cidade, eu concordo com quem acha que um semáforo ajudaria muito a organizar o trânsito no local. As gestões (a atual e a anterior), no entanto, preferiram outras opções que, realmente, têm causado transtorno e prejuízo.

E em relação às câmeras, quem anda prudentemente no trânsito, fazendo uso dos assessórios obrigatórios e evitando cometer infrações, não tem o que temer diante de uma câmera. Certamente, se tivéssemos condutores mais disciplinados e responsáveis não haveria necessidade de monitoramento. Haveria?

Contrariando o monitoramento por câmeras – que vai ser útil em outras ocasiões pelo alcance e qualidade, acredito -, tem gente cobrando mais faixas de pedestres… E com razão! Porém, perguntar não ofende: os que estão cobrando usam mesmo as faixas para atravessar? É que vejo tanta gente instruída atravessando fora…

Outros cobram sinalização. E com razão! Mas quando há a devida sinalização – por um vacilo ou por falta de atenção, considerando os que passaram por auto escola – não se dão conta de que ela existe no local.

Eu não sou a favor de quem sai por ai multando todo mundo, sem considerar o que o condutor tem a dizer. Mas também não dá para “virar de costas e fingir que não viu” o tempo todo. A gente precisa entender – e eu me incluo – que o trânsito é feito de regras!

Portanto, falta muita coisa para ordenar o trânsito de Guarabira. Falta educação e conscientização, principalmente por parte de alguns condutores (carro/moto). E falta um pouco de bom senso dos agentes da STTrans e um projeto específico, e que funcione, para o trânsito no município.

Falta divulgação acerca das mudanças, por parte da STTrans; e prazo de adaptação. Falta interesse político e a colaboração de todos.

Os problemas existem, eu sei. Mas falta quem dê ideias e apresente soluções. Sabe o que não falta? Só não falta gente para criticar. #Opinião

MÚSICA PARA REFLEXÃO

Compartlhar
Enviar
Twitter
Telegram

Informação é poder. Assine, gratuitamente, a newsletter e receba nosso conteúdo no seu e-mail. Salve este blog entre os seus favoritos, leia e fique por dentro do que você precisa saber.

Se inscreva no canal do Youtube e siga o editor no Twitter, Facebook, Instagram e Threads.