TENSÃO NO MUNDO: Rússia veta resolução condenando invasão da Ucrânia no Conselho de Segurança da ONU; Brasil vota a favor

A Rússia vetou a resolução do Conselho de Segurança da ONU que serviria para condenar a invasão da Ucrânia. Foi o único país a votar contra, mas seu voto tem poder de veto.

A China se absteve. Emirados Árabes Unidos e Índia também se abstiveram.

O Brasil, que ocupa assento temporário no conselho, votou a favor, junto com EUA e outros nove países.

 

Linda Thomas-Greenfield, embaixadora dos EUA na ONU, foi a primeira a discursar durante o encontro do Conselho de Segurança.

“Também vimos russos protestando contra as atitudes de Putin, eles não querem ver pessoas inocentes morrendo pela ambição dele. Nós temos a obrigação solene de não virar as costas para os ucranianos”, disse.

 

Embaixador do Brasil na ONU, Ronaldo Costa Filho, disse que o conselho de segurança deve agir urgentemente diante da agressão da Rússia.

“Devemos buscar um espaço para diálogo enquanto garantimos que a invasão do território soberano seja inaceitável. A missão do conselho de evitar a guerra falhou, é nosso dever buscar caminhos para negociarmos a paz. Não podemos descansar enquanto isso não for alcançado”, afirmou. #Política

G1

Compartlhar
Enviar
Twitter
Telegram

Informação é poder. Assine, gratuitamente, a newsletter e receba nosso conteúdo no seu e-mail. Salve este blog entre os seus favoritos, leia e fique por dentro do que você precisa saber.

Se inscreva no canal do Youtube e siga o editor no Twitter, Facebook, Instagram e Threads.