SAÚDE: Em meio à alta de casos de Covid, quase 80 mil pessoas ainda não tomaram 2ª dose em João Pessoa

Devido ao expressivo aumento no número de casos de Covid-19, a Secretaria de Municipal de Saúde (SMS) divulgou uma convocação para que a população compareça aos serviços de saúde de referência e coloque em dia o cartão de vacina. A campanha já alcançou 3ª dose para a maioria dos públicos e 79.918 pessoas sequer tomaram a 2ª dose no município.

Segundo Fernando Virgulino, chefe da seção de imunização de João Pessoa, com o esquema vacinal completo, em especial acrescida do reforço, o indivíduo amplia sua proteção e a resposta do sistema imunológico ao vírus. Além disso, já está comprovado que a vacina reduz consideravelmente o risco de agravamento da doença.

“No caso da terceira dose, que é a dose de reforço, o imunizante vem para proporcionar o aumento da quantidade de anticorpos circulantes no organismo, o que pode reduzir a chance de cada pessoa se infectar ou reinfectar”, completou.

A 2ª dose pode ser administrada após 28 dias da primeira dose, no caso da Coronavac. Para AstraZeneca, são 90 dias de espera, enquanto que a janela para aplicação de nova dose da Pfizer é 60 dias. Já a 3ª dose deve ser administrada após 120 dias para os trabalhadores de saúde e a população com idade a partir de 18 anos e 28 dias para imunossuprimidos.

Para todos os públicos, é importante fazer o agendamento através do aplicativo Vacina João Pessoa ou do site. Quem não conseguir acessar as plataformas, deve procurar os serviços de referência para vacinação. #Cotidiano

PORTAL CORREIO

Compartlhar
Enviar
Twitter
Telegram

Informação é poder. Assine, gratuitamente, a newsletter e receba nosso conteúdo no seu e-mail. Salve este blog entre os seus favoritos, leia e fique por dentro do que você precisa saber.

Se inscreva no canal do Youtube e siga o editor no Twitter, Facebook, Instagram e Threads.