PROTEÇÃO: ALPB aprova pedido de Camila para instalação de Delegacia da Mulher em 10 municípios

A deputada estadual e presidente da Comissão dos Direitos da Mulher na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Camila Toscano (PSDB), apresentou pedidos ao Governo do Estado solicitando a instalação Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) em 27 municípios paraibanos, sendo que 10 deles já foram aprovados. De acordo com a parlamentar, os critérios para definição das cidades foram: a população estimada acima de 20 mil habitantes e as que comportam uma região geoadministrativa.

Foram aprovados pela Assembleia Legislativa os pedidos para os municípios de Pombal, Monteiro, Mamanguape, Itabaiana, Itaporanga, Princesa Isabel, Solânea, Alagoa Grande, Araruna e Areia.

Dados da Secretaria de Segurança e Defesa Social do Estado da Paraíba revelam que, no primeiro semestre de 2019, 32 mulheres foram assassinadas em toda Paraíba. O número representa 53% dos assassinatos de mulheres. O índice é maior do que o mesmo período do ano de 2018, quando 48 mulheres foram assassinadas e 22 casos foram tratados como feminicídios, representando 44% do total.

“Diante deste quadro divulgado pela Secretaria de Segurança e Defesa Social, medidas de prevenção e segurança devem ser adotadas pelo Poder Executivo da Paraíba, para que a violência contra a mulher seja evitada e combatida em todos os rincões deste Estado”, destacou a deputada.

Atualmente existem no Estado apenas nove Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher especificamente em Bayeux, Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Guarabira, João Pessoa, Patos, Sousa, Santa Rita. “Sabemos que esse quantitativo não reflete o atendimento mínimo necessário da demanda existente e que, em muitos casos, as agressões ocorrem em localidades onde a distância geográfica impossibilita a vítima de procurar esse atendimento especializado. #Política

PARAÍBA RÁDIO BLOG

Compartlhar
Enviar
Twitter
Telegram

Informação é poder. Assine, gratuitamente, a newsletter e receba nosso conteúdo no seu e-mail. Salve este blog entre os seus favoritos, leia e fique por dentro do que você precisa saber.

Se inscreva no canal do Youtube e siga o editor no Twitter, Facebook, Instagram e Threads.