POLÍTICA: Lula diz que precisa negociar com oposição no Congresso para aprovar pautas do governo

Nesta quarta-feira, 19, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou do lançamento do Plano Plurianual (PPA) Participativo e da instalação do Conselho de Participação Social (CNPS) em evento realizado pela Escola Superior do Tribunal de Contas da União. Durante a cerimonia, Lula afirmou que a negociação com o Congresso Nacional será necessária para aprovar medidas do governo, em uma sinalização de que não será fácil o caminho de aprovar as pautas do Executivo no parlamento. Nesta semana, o Governo Federal enviou ao Legislativo a proposta do novo arcabouço fiscal. O presidente disse que o momento é de dialogar e que é normal negociar pautas: “O deputado não é obrigado, se ele não é do partido do governo e nem da base do governo, a aceitar aquilo que o presidente põe. Ele pode querer outra coisa. É normal que ele queira outra coisa, normal que ele queira negociar e normal que, se a gente quiser aprovar, a gente tem que negociar”.

Lula ainda polemizou ao declarar que tem certeza de que, ao apresentar o PPA participativo ao Congresso Nacional, enfrentará resistência à medida no Legislativo: “Vocês podem ficar certos de que, quando apresentar a proposta no Congresso Nacional, vai ter discurso de gente dizendo que a gente está afrontando o Congresso Nacional e de que a gente não quer respeitar o Congresso Nacional. A gente vai ter que contar porque que nós estamos fazendo isso daqui”. O Plano Plurianual orienta os investimentos federais de 2024 a 2027. O programa criado pelo governo busca ampliar e estimular a participação da sociedade, representada por entidades, movimentos sociais e sindicatos, na elaboração da estratégia orçamentária dos próximos quatro anos. #Política

JOVEM PAN

 

Compartlhar
Enviar
Twitter
Telegram

Informação é poder. Assine, gratuitamente, a newsletter e receba nosso conteúdo no seu e-mail. Salve este blog entre os seus favoritos, leia e fique por dentro do que você precisa saber.

Se inscreva no canal do Youtube e siga o editor no Twitter, Facebook, Instagram e Threads.