OPINIÃO: JP terá clínica veterinária municipal. Em Guarabira, gestão ignora a causa animal

Enquanto a Prefeitura de João Pessoa (PB) anuncia a criação de uma clínica municipal para cães e gatos ainda no primeiro semestre de 2023, na cidade de Guarabira, a gestão do prefeito Marcus Diogo (PSDB), sequer, consegue colocar um ‘castra-móvel’ para funcionar como convém. É um serviço público que ‘existe no papel’. Porém, na prática, falta transparência, informação e orientação ao público sobre como proceder para ter acesso.

O serviço, aparentemente, parou na primeira etapa realizada em 2022, quando ocorreu um cadastramento para uma triagem, a partir da qual a PMG iria avaliar as prioridades.

Se não fosse o esforçado trabalho voluntário da OPAM, ONG que resgata e cuida de animais em situação de risco, a situação na “capital do brejo” estaria pior. Se o poder público municipal não consegue concluir um complexo de saúde para humanos, prometido desde a última campanha eleitoral para prefeito, imagine, então, se vai se preocupar com a causa animal.

A OPAM recebe uma ajuda de custo do PMG, mas não dá para cobrir todas as despesas e nem tem estrutura para garantir serviços diversos de atendimento.

Enquanto o prefeito Cícero trabalha para inaugurar uma clínica pet até abril, em Guarabira a gestão municipal ignora a ‘causa animal’. A saúde pública no município não é referência – nem para humanos e muito menos para animais de rua.

Mudar essa realidade é possível – desde que o prefeito em exercício tenha vontade política. Havendo interesse, é só ‘copiar’ projetos e ações como esta da PMJP, de criar uma clínica veterinária gratuita, pois isso também tem a ver com saúde pública. #Opinião

 

Compartlhar
Enviar
Twitter
Telegram

Informação é poder. Assine, gratuitamente, a newsletter e receba nosso conteúdo no seu e-mail. Salve este blog entre os seus favoritos, leia e fique por dentro do que você precisa saber.

Se inscreva no canal do Youtube e siga o editor no Twitter, Facebook, Instagram e Threads.