OPINIÃO: Jáder Filho (PROS) será o pré-candidato a vice de Teotônio Assunção (PDT) Guarabira

BELARMINO MARIANO

Depois de muita especulação, na noite desta quinta-feira 03 de setembro, o Pré-Candidato a prefeito de Guarabira, Teotônio Assunção (PDT), que muitos apostavam, lançaria uma chapa puro sangue Zé do Empenho, aliado de primeira hora. Em mais uma reviravolta no tabuleiro de xadrez da política local, conseguiu ampliar em muito o seu passaporte para entrar diretamente na disputa. O Grupo conseguiu atrair para a sua Coligação o Vereador Jader Filho (PROS), que inclusive estava sendo cogitado para ser o Vice de Marcos Diogo (PSDB). Com a vinda de Jader Filho, que é filho do histórico Deputado Federal Jader Pimentel, da tradicional política de Guarabira a Candidatura de Teotônio ganha força.

Jader Filho (PROS) que foi da base política do ex-prefeito Zenóbio Toscano (PSDB), com seu grupo político vai fazer muita falta na hora da contagem dos votos e de gente para a campanha de prefeito. Com essa ação pragmática Teotônio balançou as estruturas da política de Guarabira ao trazer para sua coligação o PROS de Guarabira e, no mínimo uns 20 pré-candidatos a vereadores.

Com essa manobra, o Pré-candidato Marcos Diogo (PSDB) perdeu o grupo tradicional mais orgânico da política local. Filho do tradicional e advogado popular Deputado Federal Jader Pimentel. Muitos nem imaginam, mais a presença de Jader Filho é o passaporte para colocar Teotônio diretamente na disputa. O velho Jader Pimentel, além de ter sido prefeito de Guarabira, contrariando todas as expectativas eleitorais da década de 1990.

O Vereador Jader Filho declarou que, se seu pai estivesse vivo, estaria apoiando essa decisão, pois todos sabem que ele era um político popular e sempre estava na defesa de causas das pessoas pobres. Aí digo, se Zenóbio estivesse vivo, não deixaria isso acontecer em hipótese alguma, pois Jader tira votos de onde ninguém espera. Posso dizer que Jader Filho é o fiel da balança para saber quem poderá concorrer diretamente com o grupo do MDB/Cidadania/PT.

Escrevi um artigo sobre as oligarquias rurais em Guarabira e a tradição da família Pimentel é anterior e em muito aos Toscanos que foram levados ao poder pela família Paulino e com a briga entre Maranhão e o Grupo Cunha Lima, também rachou em Guarabira. A família Pimentel sempre teve um grande tino político, pois ao longo da história política foi a primeira a passar mais tempo no poder, com mandatos entre os anos de: 1912/1915; 1946/1946; 1963/1969; 1973/1976 e 1993/1996, somando 20 anos. Mais que os Aquino (11 anos), os Paulinos (12 anos) e a família Toscano (18 anos) que em 2021 completaria 19 anos anos no poder.

Ou seja, o grupo Toscano perdeu um quadro histórico da política tradicional local, coisa que o povo de Guarabira presa e muito. Alguns eleitores votam pela tradição, sei o que estou dizendo, pois fui candidato e as pessoas diziam na minha cara. – O senhor é um ótimo candidato, mas a minha família vota em fulano de tal ou em sicrana de tal e, nessa matemática política, onde uns somam para multiplicar e outros diminuem, aqui fazendo as contas, posso esta errado, mas tem gente perdendo e perdendo muito.

Com essa nova força política, vemos que aos poucos Teotônio já arrastou cinco vereadores da Câmara de Guarabira para o seu projeto. Esse anúncio coloca a pré-candidatura Teotônio (PDT) Jader Filho (PROS), diretamente na disputa pela prefeitura de Guarabira. Com esse novo desenho político, passamos a ter duas fortes candidaturas de oposição na disputa local, enquanto a situação definha entre a máquina pública e as estratégias erradas, pois em “panela que muitos mexem ou sai salgada ou insossa”.

Outro fato que precisamos analisar. Teotônio já havia se afastado do grupo Toscano, uma perda política que abalaria qualquer candidatura. Com ele, Zé do Empenho e Marcelo Bandeira, depois vereados como Marcos de Enoque, Michel do Empenho (PDT), Gerson do Gesso e Neo das Tintas, entre tantos outros. Sem falarmos na própria esposa Neide de Teotônio (PDT) a vereadora mulher mais bem avaliada dessa legislatura. Com a chegada de Jader Filho, o grupo atraiu para sua base, muitos pré-candidatos a vereadores com potencial disputa, inclusive com a esposa do próprio Jader Filho, Roseane Emídio (PROS) que se apresentará como pré-candidata a vereadora.

O maior derrotado com esta aliança, poderá ser o pré-candidato Marcos Diogo (PSDB), cada vez mais isolado e controlado pela Ex-deputada Lea Toscano e Camila Toscano (PSDB), esposa e filha do Prefeito Zenóbio Toscano (falecido devido ao Covid-19). Ao ouvir declarações das mulheres fortes do PSDB de Guarabira, em entrevistas, dizendo que indicarão o vice da chapa de Marcos Diogo e as especulações de sobrenome Toscano em possível indicação, pode ser um indício de enfraquecimento do pré-candidato, em não poder escolher nem com quem irá trabalhar por quatro anos.

Com a vinda de Jader Filho (PROS), Zé do Empenho, juntamente com Marcelo Bandeira, fortes nomes para a vice, souberam demonstrar muita humildade e sentimento de grupo, atrair para a chapa, uma forte soma política para esta disputa. Zé do Empenho (PDT) será Pré-Candidato a Vereador, grande ajuda para Teotônio, pois os nomes de vereadores da chapa, atraem ou apresentam uma excelente base política e eleitoral, nos bairros mais populares e na zona rural do município, local em que o Vereador Marcelo atua. Agora a chapa esta completa. No dia 12 de setembro será oficializada a candidatura, no Zenobão.

Boa Sorte para os Trabalhistas que vença o melhor projeto para governar Guarabira. #Opinião

BLOG GUARABIRA 50 GRAUS

Compartlhar
Enviar
Twitter
Telegram

Informação é poder. Assine, gratuitamente, a newsletter e receba nosso conteúdo no seu e-mail. Salve este blog entre os seus favoritos, leia e fique por dentro do que você precisa saber.

Se inscreva no canal do Youtube e siga o editor no Twitter, Facebook, Instagram e Threads.