NÃO É FAKE. É FATO: Prefeitura de Guarabira não fez campanha contra coronavirus. Apenas copiou e colou conteúdo do Ministério da Saúde em site institucional

Sem crédito do autor, a editoria do site Bastidores da Política, em uma notícia que mais parece com artigo de opinião, deu manchete afirmando que o pré-candidato a prefeito de Guarabira (PB), o professor e advogado Teotonio (PDT), divulgou fake news para tentar atingir a gestão interina de Marcus Diogo (PSDB), por não ter feito campanha educativa de prevenção contra o coronavirus. E ainda conforme a opinião do editor do site Bastidores da Política, o Caderno de Matérias talvez tenha deixado de checar antes de publicar – ou reproduzir – uma notícia, como convém ao bom jornalismo. A editoria do blog esclarece sobre essa repercussão.

É lamentável que a PMG, através da atual gestão, não tenha realizado ainda uma campanha educativa de prevenção ao…

Posted by Teotonio Assunção on Sunday, March 1, 2020

Adianto, para quem não sabe a diferença entre notícia e artigo de opinião, que estou escrevendo um artigo de opinião. E prossigo. Primeiramente, o texto que foi reproduzido no Caderno de Matérias se trata de uma matéria de assessoria, extraída do perfil do pré-candidato a prefeito Teotonio, no Facebook. No domingo (01), ele fez uso da rede social para lamentar que a Prefeitura de Guarabira não tenha feito uma campanha educativa e de prevenção contra o coronavirus. E, de fato, a atual gestão não fez – pelo menos por enquanto. A partir da cobrança feita, acredito que irá fazer.

A apuração feita pelo Caderno de Matérias conclui o que já era de conhecimento da editoria. E em resposta a uma citação que tenta comprometer o conteúdo deste blog, reafirmo: há, apenas, uma subpágina agregada ao site institucional da PMG que, talvez por omissão em produzir conteúdo próprio e significante para a população,  reproduz, ‘ipsis litteres’, ou seja, o mesmo conteúdo da homepage do Ministério da Saúde, com informações importantes sobre o novo vírus. E só. Veja e compare!

PMG

Tudo sobre o Coronavírus

MIN. SAÚDE

https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus

Antes de argumentar aqui, como editor do Caderno de Matérias, eu busquei ouvir a gestão através da Comunicação da PMG, que não quis responder se está havendo ou não uma campanha, além do Ctrl C Ctrl V que deram do site do governo e reproduziram na página da prefeitura.

Sou um profissional e sei dividir as coisas, por isso de modo algum vou baixar o nível com quem quer que seja por causa de política. Apesar de tudo, o coordenador de comunicação da PMG, continua sendo pessoa de minha estima. E ponto.

Ainda sobre a campanha…

Há spots assinados pela PMG, veiculados nas rádios de Guarabira sobre o assunto?

Há material volante circulando em carro de som pelas ruas de Guarabira sobre como se prevenir contra o coronavirus?

A PMG tem feito panfletagem e palestras nas escolas e repartições do município, por exemplo?

Tem algum vídeo institucional assinado pela atual gestão, chamando a atenção dos internautas para o tema?

Se houver esse ‘pacote de serviços’ sendo oferecido pela Prefeitura de Guarabira, então, realmente, o pré-candidato Teotonio e este blog promoveram um fake news. Porém, se não houver campanha nos moldes ou semelhante ao que o Ministério da Saúde está fazendo, o site Bastidores da Política – que presta consultoria em comunicação e marketing político -, foi injusto ao criticar o Caderno de Matérias e, sobretudo, tendencioso ao tentar ‘defender’ o poder público municipal sem considerar que não há campanha em curso.

Pelo que a gente observa no site do Ministério da Saúde, no mínimo, uma campanha que busca ser eficiente deve contar com imagens específicas sobre o tema, spots, vídeos, informes atualizados e capas para perfis nas redes sociais. Entendo ainda que se uma entrevista pontual e postagens em rede social e em site institucional fossem suficientes para informar e influenciar o cidadão sobre determinado assunto, as campanhas teriam esse modelo. Portanto, o serviço feito através do site da PMG está bem distante de uma campanha ideal.

Veja como está o perfil do Facebook da PMG, poderia ter colocado pelo menos a capa proposta pelo Ministério da Saúde…

Veja a capa proposta pelo Ministério da Saúde para Facebook

NÃO É FAKE. É FATO. Prefeitura de Guarabira não fez campanha contra coronavirus. Apenas copiou e colou conteúdo do Ministério da Saúde em site institucional. E isso não basta.

Será que o Bastidores da Política e também o Portal Independente vão reproduzir essa versão dos fatos? #Opinião

Compartlhar
Enviar
Twitter
Telegram

Informação é poder. Assine, gratuitamente, a newsletter e receba nosso conteúdo no seu e-mail. Salve este blog entre os seus favoritos, leia e fique por dentro do que você precisa saber.

Se inscreva no canal do Youtube e siga o editor no Twitter, Facebook, Instagram e Threads.