
Jorge Torres (EFE)
Na semana passada, segundo a revista Crusoé, funcionários da Universidade Jesuíta da América Central retiraram um crucifixo da capela para evitar profanação, considerando que o prédio e os bens da universidade foram confiscados pela ditadura de Daniel Ortega.
A informação foi divulgada pelo padre James Martin, que colabora com a América Magazine.
A “guerra” entre líderes cristãos e o regime de Ortega no país começou em 2018, quando igrejas da Nicarágua abrigaram manifestantes contrários à ditadura.
Em conversa com o Papa, o presidente Lula (PT) disse que tentaria ajudar os religiosos perseguidos pela ditadura de Daniel Ortega, com quem ele mantém amizade. Mas a perseguição permanece.
JORNALISTA CONDENADO
O jornalista nicaraguense Víctor Ticay foi condenado na sexta-feira (18) a oito anos de prisão por ter feito a cobertura de uma procissão no município de Nandaime, na Nicarágua, durante a Semana Santa, em abril deste ano.
Segundo a Gazeta do Povo, ele foi condenado sob a acusação de “propagação de notícias falsas” e “conspiração para prejudicar a integridade nacional” – que é um crime de “traição à pátria”, pela Justiça. #Política #Mundo