IMPOSTO: Congelamento da taxa de licença deve afetar produção jornalística da BBC

A BBC anunciou esta semana que vai cortar serviços de notícias e cancelar programas em função do congelamento, determinado pelo governo do primeiro-ministro Boris Johnson, da taxa de licença, sua principal fonte de financiamento. A mudança vai resultar em um déficit orçamentário de aproximadamente US$ 388 milhões/ano para a BBC.

A taxa de licença de £ 159 (R$ 1204) é o imposto que todos os telespectadores britânicos pagam para financiar o conglomerado de mídia estatal do Reino Unido.

A secretária de cultura da Inglaterra, Nadine Dorries, anunciou no domingo que a taxa de licença permanecerá em £ 159 até abril de 2024, sem sofrer nenhum tipo de correção.

Inflação

Com a crise econômica trazida pela pandemia, a inflação superou os 5% no Reino Unido em 2021. Para manter sua programação, a BBC apresentou proposta de aumentar a taxa de licença para £ 180, mas o governo não concordou com a proposta.

Além de barrar o aumento, o governo britânico examina novas fontes para financiar a BBC. A ideia é ajudar a empresa a competir com gigantes do streaming, como a Netflix, que acaba de aumentar seus preços nos Estados Unidos e no Canadá. A Carta Real da BBC – o contrato com o governo que determina como ela é financiada e administrada – deve ser renovada em 2027.

A BBC recebe cerca de 75% de seu orçamento com a taxa de licença. O restante vem de acordos de licenciamento e vendas comerciais fora do Reino Unido. #SintoniaFina

PORTAL IMPRENSA

Compartlhar
Enviar
Twitter
Telegram

Informação é poder. Assine, gratuitamente, a newsletter e receba nosso conteúdo no seu e-mail. Salve este blog entre os seus favoritos, leia e fique por dentro do que você precisa saber.

Se inscreva no canal do Youtube e siga o editor no Twitter, Facebook, Instagram e Threads.