
Por Samara Vicente (*) e Ikeda Gomes
Nesta segunda-feira (06), o ex-judoca, medalhista olímpico e apresentador esportivo Flávio Canto, deu uma palestra sobre Educação, Esporte e Superação a estudantes e ao público em geral no Colégio da Luz de Guarabira (PB). Antes, porém, o palestrante concedeu uma coletiva de imprensa e o Caderno de Matérias foi convidado e participou da entrevista.
Ao Caderno de Matérias, Flávio Canto, que também é apresentador esportivo e representa o instituto Reação, respondeu quatro perguntas. Ao ser questionado sobre a importância do Esporte na Educação, Flávio destacou como uma prática esportiva pode ensinar habilidades, assim como ajudar pessoas a lidar com a frustração, ter resiliência e perseverança.
“Para mim, o Esporte é uma escola de vida que é pouco valorizada e pouco usada na educação em geral no Brasil”, pontuou.
Indagado sobre o maior desafio que teve de encarar na vida, o entrevistado citou momentos e destacou seu otimismo e o seu olhar para novas oportunidades.
Perguntado sobre o Instituto Reação, que está celebrando 20 anos, o ex-atleta afirmou que o instituto é a melhor parte de sua vida e falou das conquistas e histórias de superação de seus alunos, ressaltando a crença de que o passado não determina o destino, e como o “Reação” tem impactado positivamente a vida de jovens em situações desafiadoras.
Sobre os planos futuros do Instituto Reação, Flavio Canto, que tem experiência integrando e realizando projetos sociais, observou que pessoas que vivem intensamente o projeto é o que define o seu crescimento.

O diretor do Colégio da Luz, Samuel Diogo, se mostrou feliz ao receber Flavio Canto como convidado. Ele também falou com o Caderno e comentou sobre a proposta da escola em realizar uma palestra em parceria com uma plataforma de ensino Amplia e disse que a preocupação dos que fazem a unidade escolar é, sobretudo, com a formação do individuo e que será o primeiro de outros eventos similares.
O evento desta segunda-feira se deu pela parceria da plataforma de ensino Amplia com o Colégio da Luz, um centro de ensino que tem mais de 80 anos de tradição na região. #Geral
*Samara Vicente é estudante de Jornalismo e estagiária do Caderno de Matérias