FESTA DA LUZ 2020: Acabou a maior festa de todos os tempos

Mais uma edição da Festa da Luz foi realizada com sucesso pela Prefeitura de Guarabira. É preciso reconhecer que foi a maior edição de todos os tempos. Uma edição de 05 noites, pela inclusão da noite das atrações religiosas. É fato que a cada ano a festa vem crescendo. E a cada noite da edição deste ano, a organização registrou um público maior. Porém, o público de sexta-feira, quando Xand Avião se apresentou, deve ter superado as noites anteriores e posteriores.

Tudo começou com o lançamento da programação da Festa da Luz 2020 em entrevista coletiva para convidados, um momento que gerou muita expectativa na imprensa e, sobretudo, para os patrocinadores. No entanto, como escrevi em artigo anterior, esse tipo de coletiva não é novidade – em eventos como Rock In Rio e Lolapalooza, por exemplo, isso já acontece. Contudo, ainda não é tendência em cidades do interior. Que passe a ser em Guarabira, a partir de então.

Além desse momento da apresentação oficial, a Prefeitura de Guarabira também realizou uma corrida de rua para promover o evento. Eu acredito que a intenção, daqui para frente, seja manter a corrida no domingo que antecede a festa. A edição de 2020 foi uma das mais divulgadas que a PMG já promoveu: por televisão, rádio, jornal, influenciadores digitais, mídia impressa, volante…

Alguns detalhes do layout desse ano fizeram muita diferença – ‘ornamentação’, posicionamento de camarotes, barracas e palcos, por exemplo. O público aprovou. Apesar do frontstage (área paga) ter sido aumentado, não comprometeu o espaço gratuito. A grade artística também não deixou a desejar. Os palcos estavam visíveis e a sonorização foi a melhor já contratada, avalio.

Embora a organização não tenha diversificado ainda mais o repertório com uma banda do pop rock nacional ou de outro gênero, por exemplo, como ocorreu em gestões passadas, a maior parte das atrações contratadas é de nível nacional e agradou povão.

Só não sei se o povo se dá conta de que está pagando caro apenas para ver os artistas de perto e cantar junto com eles. É que o repertório de quase todos é praticamente o mesmo: cantaram as mesmas músicas nos dias de festa. É um fato…

Será mesmo que vale a pena pagar tão caro somente para ver um ídolo de perto, e por um repertório repetido? A festa é publica, mas lembre-se: é custeada com dinheiro público, o nosso dinheiro…

Esse ano teve um tributo a alguns ícones da música brega. A organização da festa selecionou 15 cantores guarabirenses para se apresentar no palco “Brega Luz”. Cada artista, no entanto, executou duas canções. A ideia é legal, mas o espaço é curto, tão ‘curto’ quanto o cachê…

O poder público precisa rever isso e incentivar a produção musical local, visando momentos como a Festa da Luz, por exemplo.

No geral, a organização conseguiu se superar. Foi uma festa animada e bastante pontual – em relação ao horário de início e término, conforme TAC. As polícias Militar, Civil, Corpo de Bombeiros e segurança particular estão de parabéns pelo serviço de monitoramento, abordagens e segurança.

O desafio, daqui para frente, continua sendo manter o nível da festa. E agora com uma noite de shows religiosos.

Como falei durante cobertura pelo rádio e reproduzi aqui no blog, a Festa da Luz já está tomando are desses grandes festivais. Já é uma ‘vitrine’ para artistas iniciantes e uma excelente oportunidade de mídia para empresas patrocinadoras. Daqui a algum tempo, o Parque do Poeta vai ficar pequeno e terá de ser ampliado, acredito. E quando isso acontecer, essa festa será literalmente uma festa do Brasil. #Opinião #FestaDaLuz2020

 

Compartlhar
Enviar
Twitter
Telegram

Informação é poder. Assine, gratuitamente, a newsletter e receba nosso conteúdo no seu e-mail. Salve este blog entre os seus favoritos, leia e fique por dentro do que você precisa saber.

Se inscreva no canal do Youtube e siga o editor no Twitter, Facebook, Instagram e Threads.