ESTAÇÃO, 140 ANOS

Depois de anos abandonada, a antiga Estação Ferroviária de Guarabira (PB) está passando por uma reforma. Na verdade, era para ser uma ‘reconstrução do passado’, de como era antes – como o ex-prefeito Zenóbio Toscano fez no Casarão dos Cunha Rego, localizado numa das praças mais icônicas da cidade, mantendo traços originais.

O que está acontecendo na Estação, no entanto, deixa um pouco a desejar… Não sei se a gestão municipal, responsável pelo custeio da obra, buscou pesquisar sobre o imóvel para garantir, dentro das possibilidades, a preservação da estrutura e dos traços originais como convém a um trabalho dessa natureza. Há pontos questionáveis, avalio.

Apesar de tudo, quero registrar a disposição que a gestão do prefeito Marcus Diogo (PSDB) teve em dar atenção à Estação Ferroviária, que em 4 de junho completou 140 anos; local onde o progresso chegou sobre trilhos para vocacionar Guarabira a ser o que ela é hoje, um polo comercial geograficamente bem localizado na região.

Não sei com que justificativa os responsáveis pelo serviço, com anuência da gestão municipal, construíram rampas sobre os trilhos – atitude passiva de punição no futuro, quando os envolvidos poderão responder. O local já tem acessibilidade e pode facilitar o acesso, mas não sobre os trilhos – eles fazem parte do contexto histórico.

Observando uma foto do acervo do Centro de Documentação da Prefeitura de Guarabira, dá para ver que a atual cobertura – superior e a tipo marquise – não segue o projeto original. Por algum motivo, o teto foi rebaixado durante o período de abandono, quando, também, houve descaracterização em relação aos arcos das janelas, por exemplo.

Caberia à gestão então, sem pressa, aproveitar o momento e o investimento para refazer a cobertura do telhado como era antes, evitando deixar esse paredão sobrando e madeira exposta em supostas “entradas de ar” no interior da estação, como presenciei durante uma visita ao local durante os serviços.

A PMG pretende concluir essa obra antes do Festival de Arte Naif, que será realizado no recinto em 4 de julho. É uma pressa que poderá comprometer – ou não! – o resultado desse serviço. Embora a Estação seja menor que a casa dos Cunha Rego, merece um acabamento com o devido esmero como o que foi feito por Zenóbio no casarão.

O complexo ferroviário envolve três paradas – a estação Antônio Guedes, no distrito de Cachoeira; a do centro, que está sendo recuperada; e a de Itamatay. A de Cachoeira e a de Itamatay estão em ruínas e também deveriam entrar nesse projeto de recuperação para exploração histórico/cultural, e não serem deixadas “para depois”. Depois, quando?

Não bastasse o que fora relatado neste artigo, soube que um vereador ainda propôs um projeto para mudar o nome da Estação, ignorando completamente a identificação que já consta no local. Tomara meu Deus, tomara, que, em respeito a história, isso não passe…

As obras estão “adiantadas”. Não sei como anda o tombamento desse imóvel, nem se os pontos citados poderiam embargar o serviço por ‘descaracterização’. A reforma é necessária, principalmente se buscar ‘reconstruir’ o que sobrou da história da nossa Estação.

FOTO: ESTAÇÃO EM OBRAS

Foto atualizada das obras de reforma da antiga Estação. Crédito: Belezas de Guarabira

 

NOS 140 ANOS DA ESTAÇÃO

As obras de reforma da antiga Estação Ferroviária de Guarabira estão adiantadas. Custeadas pela Prefeitura de Guarabira, a gestão pretende concluir o serviço nos próximos dias, para usar o espaço durante o Festival de Arte Naif, que acontece anualmente em Guarabira.

VOU SER CANDIDATO

O advogado Célio Alves, em postagem nas redes sociais, disse que irá ser candidato. Confiante, ele disse que vencerá na Justiça e terá o direito de se candidatar a vereador para que o povo decida nas urnas. “Guarabira sabe que tenho lado e isso incomoda”, escreveu o socialista.

SÃO PEDRO

A tradicional festa de São Pedro do Nordeste, em Guarabira, começou ontem. Neste sábado tem mais, na praça do Encontro, após algumas modificações no espaço. Os shows ficam por conta de atrações locais e regionais. A realização é da Prefeitura de Guarabira.

PB

CAMINHOS DO FRIO EM AREIA

Nesta segunda (01) acontece a abertura do Caminhos do Frio, em Areia, com participação do poeta Nonato Neto. Dia 05 tem Bonde do Brasil, Os 3 do Nordeste, e dia 06 tem Kátia Cilene, entre as atrações confirmadas na programação. Os shows acontecem em praça pública.

SHOW DE DESPEDIDA

A banda Natiruts está viajando o país com sua turnê de despedida. Dia 20 de julho o grupo vai tocar na Dommus Hall, às 21h. A banda de reggae está na estrada há quase 30 anos, como uma das mais influentes no segmento musical.

TURISMO

A Paraíba inseriu mais três município no Mapa do Turismo Brasileiro. Dessa vez, foram incluídas as cidade de Bananeiras, Cacimba de Dentro e Cajazeiras. O brejo concentra o maior número de cidades. A lista pode ser conferida no site mapa.turismo.gov.br

PROIBIDO FOGUEIRAS

O governador da Paraíba, João Azevedo, deu um veto e as fogueiras continuam proibidas no Estado. A informação saiu no Diário Oficial desta sexta. A legislação proibindo entrou em vigor durante a pandemia, considerando problemas de saúde que podem ser agravado pela fumaça.

BR

‘UM BASEADO’

Quarenta gramas de maconha é o limite definido pelo STF para diferenciar usuário de traficante. A decisão se deu por maioria na quarta. O critério é relativo, não absoluto. A pessoa poderá ser enquadrada se existirem outras provas durante a abordagem, por exemplo.

QUEIMADAS

Conforme pesquisadores do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, as queimadas em florestas da Amazônia tiveram aumento de 123% em 2023. A área queimada em 2023 foi de 16.685 km2 de formações florestais. Deu no Metrópolis que o fenômeno tem ligação com o El Niño.

FIM DA GREVE

Após 60 dias de greve, professores de universidades e institutos federais encerraram a greve. O termo de acordo com o Governo foi assinado na quarta. Mas as propostas do Governo não atendem ao que o movimento pede neste momento, contudo houve avanço nas negociações.

MANIFESTAÇÃO CULTURAL

Pela Lei 14.900, publicada na segunda no Diário Oficial da União, as quadrilhas juninas foram reconhecidas como ‘manifestação da cultura nacional’, um adicional já que uma lei sancionada em 2023 já reconhecia os festejos juninos. Os festivais de quadrilhas atraem multidões.

‘BORA PRA FESTA!’

Faltando menos de um mês para o recesso de julho, parlamentares esvaziaram o Congresso na “folga de São João”. Câmara e Senado deverão realizar sessões remotas e votarem sobre temas importantes. Isso é bem ‘a cara do Brasil’. Bom demais, né não…?

MUDANÇAS CLIMÁTICAS

No Brasil, as temperaturas devem subir de 1º C a 6º C, até 20100, segundo relatório do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas. Ano passado, por exemplo, mais de 300 municípios do país foram impactados por eventos climáticos. Este ano, o Rio Grande do Sul sofreu com inundações.

TELEVISÃO

Após 15 anos no SBT, a apresentadora Eliana foi anunciada como nova contratada da TV Globo. A estreia deve ocorrer já no segundo semestre, com projeto em diferentes plataformas. Ela também vai estreia no Saia Justa, em agosto, e no The Masked Singer Brasil, em 2025.

PAUL NO BRASIL

O ex-Beatle Paul McCartney virá ao Brasil novamente este ano. De acordo com o que foi divulgado na imprensa, ela fará shows em São Paulo (15/10) e Florianópolis (19/10), ainda pela turnê “Got Back”. A pré-venda teve início na quarta-feira, pela Eventim.

MUNDO

CONTRA AS DROGAS

No contexto do Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico ilícito de Drogas, o Papa Francisco deu uma declaração contra a legalização das drogas e chamou, também os traficantes de assassinos. No entanto, ele não especificou o tipo de droga.

MOVA-SE!

O sedentarismo atingiu 1,8 bilhão de pessoas no mundo. O alerta é da Organização Mundial de Saúde. São pessoa que não fazem atividade física e isso prejudica tanto a saúde física quanto a mental. O sedentarismo eleva as chances de problemas cardiovasculares e diabetes.

AVANÇO CIENTÍFICO

Em teste na África, uma injeção semestral ofereceu pela primeira vez um medicamento candidato a profilaxia pré-exposição garantiu proteção total a jovens mulheres, contra o vírus da AIDS. O resultado foi dado pela farmacêutica Gilead Sciences. Mais um avanço científico!

ANTES QUE VOCÊ VÁ EMBORA

PODE AVALIAR, PODE QUESTIONAR

Se você nunca geriu ou pelo menos estudou sobre o assunto, talvez não tenha como avaliar uma gestão com propriedade. Toda gestão é questionável – no setor público e privado. A forma como o líder trata os liderados e o respeito à história deles, diz muito sobre o modelo de gestão.

 

 

Compartlhar
Enviar
Twitter
Telegram

Informação é poder. Assine, gratuitamente, a newsletter e receba nosso conteúdo no seu e-mail. Salve este blog entre os seus favoritos, leia e fique por dentro do que você precisa saber.

Se inscreva no canal do Youtube e siga o editor no Twitter, Facebook, Instagram e Threads.