EM QUAL ACREDITAR?: Pesquisa DataFolha dá vitória de Lula já no 1º turno, BrasMarket dá Bolsonaro 6,8% na frente

Afinal, o que tem em comum as mais recente pesquisa do DataFolha e do BrasMarket? Talvez apenas os sujeitos ocultos por trás de cada uma delas, meu caro Paiakan. Já os números…

No DataFolha de 28 de julho último, Lula (PT), vinha com 47% da intenção de votos, contra 29% para Bolsonaro (PL), uma diferença 18% em favor do petista, sinalizando uma vitória de primeiro turno.

No BrasMarket de 5 de agosto, ou seja, apenas sete dias depois, Bolsonaro lidera com 39,9% da intenção de votos, contra 33,1% de Lula. Uma diferença pró Bolsonaro de 6,8%, indicando uma disputa de segundo turno.

Entre as duas pesquisas, claramente, antagônicas, houve várias outras, como a mais recente delas, duas mais mais recentes, PoderData e FSB/BGT.

Na amostragem do PoderData ( 2 de agosto) Lula registrou 43% das intenções de voto no 1º turno, enquanto Bolsonaro marcou 35%.

Na pesquisa FSB/BGT, Lula tem 41% (após cair 3% em relação à anterior do mesmo instituto), enquanto Bolsonaro vai a 34% (após crescer 3%).

Ou seja, há pesquisas pra todo os públicos e gostos. No meio da guerra de números está o cidadão que, certamente, diante de tantas discrepâncias, certamente vai procurar se pautar pelo que seus sentidos sinalizam.

De qualquer forma, parece evidente que a diferença entre os dois candidatos, sem querer desmerecer a pesquisa do DataFolha, está abaixo dos dois dígitos, e pode estar se estreitando, com as mais recentes medidas adotadas pelo governo, como redução do ICM dos combustíveis e aumento de benefícios como Auxílio Brasil.

Mas, é, obviamente, apenas uma impressão, meu caro Paiakan, porque a julgar pelas pesquisas, os números não são lá tão confiáveis, dada a discrepância entre elas…

***

#Política

BLOG DO HELDER MOURA

Compartlhar
Enviar
Twitter
Telegram

Informação é poder. Assine, gratuitamente, a newsletter e receba nosso conteúdo no seu e-mail. Salve este blog entre os seus favoritos, leia e fique por dentro do que você precisa saber.

Se inscreva no canal do Youtube e siga o editor no Twitter, Facebook, Instagram e Threads.