EM NOTA: MDB diz que liberdade de Temer ‘reconstitui a ordem’

O ex-ministro Carlos Marun ao chegar para visitar o ex-presidente Michel Temer na PF do Rio Foto: Pablo Jacob / O Globo

CARLA GAMBA

MDB, partido do ex-presidente Michel Temer, afirmou em nota divulgada na tarde desta segunda-feira que a decisão de soltar Temer e o ex-ministro Moreira Franco reconstitui a ordem e reconhece a “arbitrariedade e violação” cometidas pelas prisões. O partido disse esperar que a partir de agora as investigações corram “dentro da legalidade e com direito a defesa”.

“O MDB entende que a decisão de hoje do desembargador Antonio Ivan Athié, do TRF 2 Região, reconstituiu a ordem, reconheceu a arbitrariedade e violação dos procedimentos tomados e restabeleceu as garantias constitucionais ao ex-presidente Michel Temer e ao ex-ministro Moreira Franco. O partido espera que, a partir de agora, o curso das investigações se dê dentro da legalidade, com direito a defesa, até que a verdade seja restabelecida” – diz o partido em nota.

Temer, Moreira e outras seis pessoas presas na Operação Descontaminação, na semana passada, foram liberados por decisão do desembargador Antonio Ivan Athié, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2).

De acordo com Athié, os fatos citados por Bretas nos mandados de prisão são “suposições de fatos antigos” e não servem para justificar as prisões preventivas.

O ex-ministro de Temer, Carlos Marun comemorou a decisão e disse que a soltura do ex-presidente tinha recuperado sua confiança na Justiça. Nas primeiras 24h horas que Temer esteve preso, Marun chegou a visitá-lo por duas vezes utilizando a prerrogativa de ser advogado. No entanto, na terceira tentativa de visita, Marun foi barrado por não compor oficialmente a equipe de defesa de Michel Temer.

– Recebo com felicidade e emoção a notícia da determinação da soltura do presidente Michel Temer. Isso tem para mim uma importância muito maior porque como advogado eu consigo recuperar a confiança na Justiça, coisa que confesso, havia perdido – comemorou o ex-ministro e um dos maiores defensores de Temer. #Política

O GLOBO

Compartlhar
Enviar
Twitter
Telegram

Informação é poder. Assine, gratuitamente, a newsletter e receba nosso conteúdo no seu e-mail. Salve este blog entre os seus favoritos, leia e fique por dentro do que você precisa saber.

Se inscreva no canal do Youtube e siga o editor no Twitter, Facebook, Instagram e Threads.