ELEIÇÕES 2022: PT decide abrir negociação com PSB, PCdoB, PSol e PV

Em reunião do Diretório Nacional do PT, nesta quinta-feira (16/12), o partido decidiu abrir conversas para criar uma federação partidária com o PSB, PCdoB, PSol e PV. A presidente do partido, Gleisi Hoffman apresentou a proposta.

Aprovadas pelo Tribunal Superior Eleitoral para as eleições de 2022, as federações partidárias permitem que dois ou mais partidos se unam para atuar como uma só legenda política nas eleições e na legislatura. Essa união precisa durar pelo menos quatro anos do mandato legislativo e seguir as mesmas regras do funcionamento parlamentar e partidário. O partido voltará a discutir o assunto em fevereiro de 2022.

No caso de alguma legenda deixar a federação antes do prazo, o partido sofre punições, como a proibição do uso do fundo eleitoral. Outra exigência imposta é que as federações tenham abrangência nacional.

A resolução acontece um dia depois de o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin deixar o PSDB. O político é cotado para ser vice na chapa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2022, e tem convite do PSB.

Outro fato relevante para os petistas é a pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (16), na qual o petista aparece com 48% das intenções de voto válidos, o que daria a vitória ao ex-presidente ainda no primeiro turno. #Política

CORREIO BRAZILIENSE

 

Compartlhar
Enviar
Twitter
Telegram

Informação é poder. Assine, gratuitamente, a newsletter e receba nosso conteúdo no seu e-mail. Salve este blog entre os seus favoritos, leia e fique por dentro do que você precisa saber.

Se inscreva no canal do Youtube e siga o editor no Twitter, Facebook, Instagram e Threads.