ECONOMIA: Paraíba teve maior crescimento do país em vendas no comércio em janeiro, aponta IBGE

A taxa de crecimento nas vendas do varejo paraibano em janeiro de 2023 foi a maior do país segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quarta-feira (12).

O levantamento mostra que o comércio expandiu 15,9% no volume de vendas em janeiro, quando comparado com o mesmo mês do ano passado – a taxa nacional, no mesmo período, atingiu alta de 2,6%.

Segundo pesquisa do IBGE, além da Paraíba (15,9%), Maranhão (12,9%) e Tocantins (11%) apresentaram os melhores resultados do País. Já entre os resultados negativos , destacam-se Rio de Janeiro (-2,2%), Paraná (-1,4%) e o Pará (-1,3%).

Seis de oito áreas tiveram alta

Comparando a janeiro de 2022, segundo o IBGE, seis das oito atividades pesquisadas apresentaram alta nas vendas: Combustíveis e lubrificantes; Livros, jornais, revistas e papelaria; Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação; Móveis e eletrodomésticos; Tecidos, Vestuário e Calçados; e Hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo.

Já as duas atividades com as vendas em queda foram Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria e Outros artigos de uso pessoal e doméstico.

PB teve maior alta em 2022

Também de acordo com a pesquisa do IBGE, no acumulado dos 12 meses de 2022, a Paraíba apresentou a maior taxa de crescimento do varejo entre as 27 unidades da federação do país, com alta de 13,9%, enquanto o país registrou alta de 1%.

Além da Paraíba, apenas Roraima (11,1%) apresentou alta no ano passado acima de dois dígitos no varejo.

Comércio ampliado

No indicador do varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos, motos, a Paraíba registrou a segunda maior taxa do país em janeiro, com expansão de 13,9%, ficando atrás apenas do Espírito Santo (14,1%), enquanto o País apresentou uma leve alta de 0,5%.

O IBGE também divulgou os resultados do comércio ampliado do ano passado. A Paraíba registrou a maior taxa de crescimento, com 8,4%, enquanto o índice nacional teve queda de 0,6%. #Cotidiano

PORTAL CORREIO

Compartlhar
Enviar
Twitter
Telegram

Informação é poder. Assine, gratuitamente, a newsletter e receba nosso conteúdo no seu e-mail. Salve este blog entre os seus favoritos, leia e fique por dentro do que você precisa saber.

Se inscreva no canal do Youtube e siga o editor no Twitter, Facebook, Instagram e Threads.