CULTURA: ‘Banda Independente’ participará de desfile cívico em Guarabira

Este ano, o desfile cívico de 07 de setembro em Guarabira (PB) ocorrerá no dia 05 e vai contar com a participação de mais uma banda marcial, a ‘Banda Independente Amigos para Sempre (BIAPS)’, idealizada por amigos em comum de Guarabira (PB).

Fundada em 2015 pelos irmãos Emanoel Mércio e Elivelton Mércio, sob regência de Alberto Candido, a banda nasceu com intenção de tirar jovens da ociosidade e instruí-los musicalmente.

Conforme o instrutor Ebert Henrique, a fanfarra é composta atualmente por cerca de 70 integrantes com idade de 12 a 25 anos, além dos componentes da coreografia.

Como a BIAPS ainda não tem sede própria, pela falta de recursos e apoio, os ensaios ocorrem no meio da rua, geralmente à noite, mas sem atrapalhar o trânsito no local.

A cada ensaio, os participantes aprimoram a execução do repertório proposto para fazer bonito na avenida durante o desfile cívico em Guarabira. E já tem agenda de apresentações em eventos fora da cidade.

Ao blog, o instrutor Ebert Henrique falou da satisfação que é fazer parte da banda, mas também disse que não é fácil manter o projeto, pois tem custos – para manutenção das peles dos instrumentos, por exemplo.

“É bom fazer parte desse projeto. Mas a gente espera pode contar com apoios, pois não é fácil manter a banda. A gente tem custos. Tem a manutenção dos instrumentos, como troca de peles, por exemplo”, disse.

Ao ser perguntado sobre os instrumentos, Henrique afirmou que foram adquiridos com esforço, aos poucos, ao londo do tempo, e que o grupo pretende adquirir mais.

Para divulgar as atividades da banda, a liderança da BIAPS criou um perfil no Instagram. Sigam @bandabiaps #Cultura

Compartlhar
Enviar
Twitter
Telegram

Informação é poder. Assine, gratuitamente, a newsletter e receba nosso conteúdo no seu e-mail. Salve este blog entre os seus favoritos, leia e fique por dentro do que você precisa saber.

Se inscreva no canal do Youtube e siga o editor no Twitter, Facebook, Instagram e Threads.