COVID-19: Animais domésticos não são transmissores de coronavírus

O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Pernambuco emitiu nota, nesta quarta-feira (18), para tranquilizar os donos de Pets que estão preocupados com a pandemia do coronavírus. De acordo com o CRMV-PE, o Covid-19 não é transmitido pelos animais domésticos.

“Após o surgimento da nova doença, muitas dúvidas relacionadas a ela têm sido levantadas, inclusive se os animais domésticos têm a probabilidade de serem agentes transmissores. O fato é que, tanto cães quanto gatos são, eventualmente, acometidos de alguns tipos de coronavírus diferentes dos que afetam os seres humanos. No caso dos cães existe até vacina, mas ela só protege os caninos”, diz o comunicado.

Um cão, contaminado com Covid-19 pelo seu tutor na China e mantido em quarentena, despertou curiosidade e aflições em donos de animais, porém, de acordo com o Conselho, não há o que se preocupar. “Foi um caso isolado e, mesmo assim, o animal não adoeceu nem tampouco foi capaz de retransmitir a doença”, diz a nota. “A Organização Mundial da Saúde (OMS) já declarou que NÃO HÁ relatos de que bichos, como cães ou gatos, possam ser infectados e espalhar o vírus responsável pelo Covid-19. Até o momento,ainda de acordo com a OMS, o risco de transmissão de animais de estimação para humanos NÃO EXISTE, mas manter as regras básicas de higiene é algo essencial.”

Leia na íntegra: 

O novo agente do coronavírus que está causando uma pandemia, o chamado Covid-19, NÃO é transmitido pelos pets. Após o surgimento da nova doença, muitas dúvidas relacionadas a ela têm sido levantadas, inclusive se os animais domésticos têm a probabilidade de serem agentes transmissores. O fato é que, tanto cães quanto gatos são, eventualmente, acometidos de alguns tipos de coronavírus diferentes dos que afetam os seres humanos. No caso dos cães existe até vacina, mas ela só protege os caninos.

O caso relatado na China, onde um cão foi contaminado pelo seu tutor (que apresentava diagnóstico positivo para o Covid-19), foi um caso isolado e, mesmo assim, o animal não adoeceu nem tampouco foi capaz de retransmitir a doença.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) já declarou que NÃO HÁ relatos de que bichos, como cães ou gatos, possam ser infectados e espalhar o vírus responsável pelo Covid-19. Até o momento,ainda de acordo com a OMS,  o risco de transmissão de animais de estimação para humanos NÃO EXISTE, mas manter as regras básicas de higiene é algo essencial. #Cotidiano

DIÁRIO DE PERNAMBUCO

Compartlhar
Enviar
Twitter
Telegram

Informação é poder. Assine, gratuitamente, a newsletter e receba nosso conteúdo no seu e-mail. Salve este blog entre os seus favoritos, leia e fique por dentro do que você precisa saber.

Se inscreva no canal do Youtube e siga o editor no Twitter, Facebook, Instagram e Threads.