Proposta apresentada pelo deputado estadual Raniery Paulino e a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa da Paraíba, irão debater na próxima segunda-feira (12), as 15h, em audiência pública na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), o programa “Future-se”, do governo federal.
O projeto que visa criar um fundo para atrair investimentos privados nas instituições de ensino superior do país, causando um mal-estar e preocupação dentro de setores da comunidade acadêmica.
De acordo também com o projeto, a ideia central de diminuir a participação do Estado na manutenção das federais, o plano de financiamento permitirá que Organizações Sociais (OSs) compartilhem a gestão das universidades. O Future-se também permitirá a contratação de professores sem concurso público.
Preocupado com o Projeto Future-se, Raniery Paulino convida, os docentes, discentes e servidores da educação para discutir as consequências do “Future-se”.

“Gostaria de convidar todos os docentes, discentes e servidores da educação para discutirmos as consequências do “Future-se”, um projeto de financiamento privado do Ensino Superior proposto pelo Governo Federal e que pode impactar diretamente na autonomia financeira das universidades públicas do estado. Contamos com a presença de vocês”, convidou.
Raniery analisa que o projeto abre espaço para o fim da democratização das universidades. “Esse projeto expressa nitidamente o fim da democratização das universidades, processo que nós temos tido nos últimos anos. Podemos dizer que as universidades, 60% dos alunos são oriundos de escola pública”, finalizou. #Política
ASSESSORIA
Comente