Coluna: Sábado, 15 de junho de 2019

Seja prudente, motorista! Simples assim

Há quem ainda ligue para as rádios de Guarabira (PB) para reclamar de multas, do trânsito local e do monitoramento com câmeras. Alguns, com razão. Outros, porém, são multados porque fazem por onde. É fato. Eu fico só observando…

Em muitos locais da cidade a sinalização é clara sobre estacionamento, por exemplo. Mas o desrespeito por parte de alguns condutores também é recorrente, sobretudo no período da noite quando não há fiscalização e quem multe.

Sou a favor da fiscalização dos agentes, da abordagem, assim como do monitoramento – incluindo fiscalização à noite. Quem não quiser ser multado deve estar atento aos sinais, e respeitar as regras… Seja prudente, motorista! Simples assim.

Infelizmente tem gente que só aprende quando ‘dói no bolso’…

‘Greve geral’

A ‘greve geral’ desta sexta-feira afetou transporte, educação e serviços na capital paraibana. Houve bloqueios em vários pontos de João Pessoa (PB). Os protestos ocorreram com apoio das principais centrais sindicais contra o “desmonte da previdência” e cortes na educação pública.

Recesso legislativo

A Câmara de Guarabira entrou em recesso. Conforme o presidente do legislativo, vereador Marcelo Bandeira (PSB), o primeiro semestre foi encerrado com “produção muito boa”. Para o segundo semestre a ideia é fortalecer os debates em torno de questões locais, adiantou o vereador.

Largou a batina

O bispo de Guarabira (PB), dom Aldemiro Sena aceitou o pedido de demissão do padre Everson Danilo Vasconcelos Santos. Ele se envolveu com uma garota com menos de 18 anos e vai casar com ela. A Diocese de Guarabira confirmou o desligamento do ex-padre do serviço na Igreja.

Largou a batina 2

Em carta ao bispo, o religioso alegou ‘cansaço pastoral’. E disse também que reavaliou sua vocação e chegou a uma conclusão: “O ministério ordenado não estava compatível comigo”, disse Everson. Ele estava atuando na Paróquia Santíssima Trindade, em Guarabira.

Largou a batina 3

O jovem Everson não merece ser criticado ou condenado por sua atitude. A editoria do blog entende que ele foi sincero, corajoso e tomou a decisão certa não optando pelo celibato. É melhor largar a batina do que viver em desacordo com as regras da Igreja, apesar dos votos feitos.

Celibato

Celibato não é um dogma de fé – uma verdade absoluta, inegociável -, mas um regulamento da Igreja. Foi no 1º e no 2º concílios de Latrão, ao longo do século 12, que a obrigatoriedade definitiva do celibato aos clérigos católicos romanos começou a ser estabelecida.

Celibato 2

Os estudiosos dizem que a partir do século 10º a Igreja adotou o celibato sacerdotal para não se desfazer ou partilhar os feudos que possuía com os filhos dos padres. Não deixa de ser verdade. Porém, também foi ideia da Igreja ter um missionário livre para o serviço.

Celibato 3

Originalmente, os primeiros sacerdotes católicos não precisavam ser celibatários. Essa ideia, portanto, foi sendo construída. Entre os católicos ortodoxicos há padres casados. A editoria da coluna defende que sacerdotes se casem, se quiserem. E respeita a regra da Igreja.

Deu no The Intercept Brasil

A semana começou com denúncia do site The Intercept Brasil, revelando mensagens secretas entre Sergio Moro e procuradores da Lava Jato. Site diz que houve coleboração do então juiz com Deltan Dallagnol. O assunto repercutiu durante toda a semana.

Deu no The Intercept Brasil 2

Conforme as reportagens do The Intercept, ‘procuradores da Lava Jato tramaram em segredo para impedir entrevista de Lula antes das eleições por medo de que ajudasse a ‘eleger o Haddad’. Em editorial, os autores justificam as matérias e também já adiantaram que vem mais por ai.

Diálogos vazados

Com a repercussão, a OAB recomendou o afastamento de Sergio Moro e Deltan Dallagnol. Para ministros, decisões de Moro poderão ser anuladas.

Diálogos vazados 2

Conforme o ministro Marco Aurélio, os diálogos vazados também prejudicam Moro como candidato ao STF. “Hoje eu tenho dúvidas até se ele termina o governo aí ministro da Justiça, mas vamos esperar”, disse.

Diálogos vazados 2

Conforme o ministro Marco Aurélio, os diálogos vazados também prejudicam Moro como candidato ao STF. “Hoje eu tenho dúvidas até se ele termina o governo aí ministro da Justiça, mas vamos esperar”, disse.

Subiu/Desceu

O município de Guarabira (PB) superou a meta de 90% da Campanha de Vacinação contra a Gripe (Influenza) proposta pelo Ministério da Saúde. A informação foi divulgada na segunda-feira (10) pelo Núcleo de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, no site da prefeitura.

O prefeito interino de Guarabira Marcus Diôgo assinou contrato para reforma e ampliação de escolas do município, no Pirpiri, Assis Chateaubriand e Nordeste II. Essa ação já havia sido anunciada pelo prefeito Zenóbio Toscano (PSDB). O investimento é de R$ 398.900,95, próprios.

O deputado estadual Raniery Paulino (MDB) protocolou na AL-PB um projeto de lei que classifica Guarabira como “Município de Interesse Turístico”. A ideia visa desenvolver e preservar as riquezas e valores culturais e turísticos da cidade.

Período junino. Haverá festa em várias cidades do interior. Em Guarabira, no entanto, embora tenham prometido realizar um S. João de alto nível, a promessa de campanha não saiu do papel. A cidade, que está na rota do circuito junino do brejo, está feia, esboracada e sem ‘brilho’.

 

Chuva na PB

No quinta-feira (13), até as 18h20, a Aesa havia registrado 257 milímetros (mm) de chuva em João Pessoa (PB), 85% do esperado para o mês. No mesmo dia, choveu em 51 cidades da Paraíba. Em Guarabira, chegou a chover 32,8mm, conforme o monitoramento pluviométrico da Cagepa.

Pediu desculpas

Por ordem da Justiça, o presidente Jair Bolsonaro se desculpou por ter dito que deputada federal Maria do Rosário não merecia ser estuprada. A retratação foi feita pelas redes sociais.

Entre aspas

“A Operação trouxe um novo padrão normativo, jurídico, portanto, e também de natureza ética ao Brasil e à administração pública, e tenho confiança plena de que isto não é suscetível de qualquer retrocesso” (ministro Edson Fachin, sobre Sergio Moro hackeado)

Compartlhar
Enviar
Twitter
Telegram

Informação é poder. Assine, gratuitamente, a newsletter e receba nosso conteúdo no seu e-mail. Salve este blog entre os seus favoritos, leia e fique por dentro do que você precisa saber.

Se inscreva no canal do Youtube e siga o editor no Twitter, Facebook, Instagram e Threads.