BOA NOTÍCIA: Maranhão tem 1587 curados da Covid-19 e mais 4823 em tratamento nesta sexta (8)

O Maranhão chegou 1587 pessoas curadas da Covid-19 nesta sexta-feira (8). São 6838 pessoas suspeitas de estarem com o novo coronavírus no estado e 7185 já foram descartadas. As informações são da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Foram realizados 14.081 exames laboratoriais para o diagnóstico da doença. Das pessoas em tratamento, 3927 estão em isolamento domiciliar, 614 estão em enfermarias e 282 estão em leitos de UTI.

O número de casos convirmados da doença subiu para 6765, sendo 355 mortes. Quanto aos profissionais de saúde, a SES informou que 643 foram infectados e 596 estão curados. O número de mortos não foi informado.

Nesta sexta-feira (8), a Grande São Luís (São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar) chegou ao quarto dia de lockdown (bloqueio total). O decreto do governo do estado determina dez dias de restrições maiores de deslocamento.

Casos públicos

Um dos casos de pacientes curados no Maranhão foi da Aldene da Silva Nascimento, que ficou internada no Hospital Macroregional de Imperatriz. Quando voltou pra casa, Aldene foi recebida com festa e até foguetório pela família e amigos.

Outro caso de uma pessoa curada no Maranhão foi do vereador de Imperatriz, Manoel Conceição de Almeida, o Bebé Taxista (PEN). Ele chegou a ficar seis dias na UTI do Hospital Santa Mônica e se recuperou. Depois que saiu do hospital, o vereador pediu orações para o filho, que também está doente e em tratamento na UTI.

Ficar em casa

Ficar em casa é importante porque, segundo as autoridades de saúde, é a única maneira mais eficaz no momento para frear o aumento repentino no número de casos, o que poderia causar um colapso no sistema de saúde pela falta de leitos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Um colapso causaria a diminuição drástica da capacidade do sistema de saúde em cuidar dos pacientes, o que aumenta a chance de óbitos por Covid-19 e também por outras doenças.

Cuidados

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Dicas de prevenção contra o coronavírus  — Foto: Arte/G1

***

#Cotidiano

G1

Compartlhar
Enviar
Twitter
Telegram

Informação é poder. Assine, gratuitamente, a newsletter e receba nosso conteúdo no seu e-mail. Salve este blog entre os seus favoritos, leia e fique por dentro do que você precisa saber.

Se inscreva no canal do Youtube e siga o editor no Twitter, Facebook, Instagram e Threads.