BANANEIRAS RESPIRA CULTURA E TURISMO: Começou o São João

De uns anos para cá, uma cidade do interior paraibano vem ganhando destaque numa região do estado. Com pouco mais de 21 mil habitantes, Bananeiras (PB) fica a 141 km da capital João Pessoa. Localizada na região do brejo, o município tem experimentado um crescimento econômico impulsionado, sobretudo, pelo turismo.

Com temperatura agradável, caracterizada por muita natureza e um friozinho na maior parte do ano, Bananeiras, com seus casarões antigos, conta com vários condomínios e restaurantes famosos. Além da alta gastronomia, outro ponto forte é o turismo religioso, com seus templos e eventos em datas comemorativas; e de aventura, com cachoeiras, passeios e trilhas.

A visitação a engenhos é uma opção. Além de ver como se dá a produção de cachaça, também é possível degusta-la.  

Tanto no período natalino e, principalmente, no período junino, a cidade se enfeita para atrair e receber turistas não só de outras regiões da Paraíba, mas, também, de vários estados do Brasil. Como estamos no mês da tradicional festa de São João, uma das festas mais populares do povo nordestino, a cidade brejeira está pronta para “o melhor  S. João das nossas vidas”.

Como acontece todo ano, a cidade recebeu decoração específica e iluminação para o evento. Antes, a festa era marcada pelo autêntico forró pé-de-serra. Porém, como vem ocorrendo em várias cidades do país – como em Campina Grande, por exemplo -, a atual gestão firmou parceria público/privado com uma empresa de eventos.

Há ainda muitos patrocinadores, incluindo grandes empresas da região.

O São João de Bananeiras começou nesta sexta-feira (16), e continua nos dias 17, 22, 23 e 24 de junho. É uma festa pública, mas há espaços pagos. A repercussão é positiva. A empresa realizadora é a Medow Entretenimento, que faz o S. João de Campina Grande. O prefeito Matheus Bezerra se empenhou e investiu numa área para grandes eventos.

Na abertura, teve shows de Palov, Fabrício Rodrigues, dos ícones Santanna e Flávio José, e também de Taty Girl e Aduílio Mendes. E neste sábado (17), a festa continua com Curió, Mexe Ville, Cavalo de Pau, Felipe Araújo e Dorgival Dantas. Assim como na primeira noite, a segunda noite de festa deve juntar uma multidão na mais procurada cidade do brejo paraibano.

A repercussão é boa, mas há muitas críticas nas redes sociais – em relação ao preço de bebidas, entrada com cooler e taxa de estacionamento, por exemplo.

O São João de Bananeiras era feito no centro. A festa cresceu e passou a ser realizada no estádio municipal, que também ficou pequeno. Este ano, então, “o melhor  S. João das nossas vidas” está sendo realizado com uma grande estrutura de palco, som e iluminação no ‘Bananeiras Parque’, a maior praça de eventos do Nordeste, conforme o gestor.

Para acolher os visitantes, a cidade dispõe de hotéis, pousadas e chalés de alta qualidade. A dica é escolher o período e fazer a reserva antes, pois na alta temporada de eventos como festas juninas e Caminhos do Frio, por exemplo, fica difícil encontrar opções disponíveis.

Uma coisa é certa: Bananeiras vive o seu melhor momento, avalio; e é impossível ir uma vez e não querer voltar para curtir as belezas e o friozinho da cidade. #Cultura #Opinião

Compartlhar
Enviar
Twitter
Telegram

Informação é poder. Assine, gratuitamente, a newsletter e receba nosso conteúdo no seu e-mail. Salve este blog entre os seus favoritos, leia e fique por dentro do que você precisa saber.

Se inscreva no canal do Youtube e siga o editor no Twitter, Facebook, Instagram e Threads.