Nesta sexta-feira (31), na Igreja Presbiteriana de Guarabira, acontece o culto que marca a organização do Presbitério do Brejo. Além do Conselho da IPG, a comissão executiva do Sínodo Presbiteriano da Paraíba (SPB) estará presente conduzindo a solenidade. O evento tem início às 19h, reunindo membros e congregados de igrejas presbiterianas da região e de outras denominações evangélicas da cidade.
O presbitério é um tipo de Conselho que gere igrejas. Conforme a Constituição da Igreja Presbiteriana do Brasil, um presbitério pode desmembrar-se formando outro, desde que atenda e represente, no mínimo, 04 igrejas da denominação. Após um desmembramento e a partir de uma nova organização, o Presbitério do Brejo passa a representar as igrejas presbiterianas de Guarabira (IPG e Maanaim), Areia e Solânea, e as congregações de Bananeiras e Alagoinha.
Ele nasce com 9 integrantes, 4 presbíteros (igrejas) e 5 ministros (pastores), todos com direito a voto. Cada igreja terá um presbítero representando – não são os pastores que as representam neste caso. Com transferência aprovada, os pastores Claudio Antonio (pastor efetivo da IPG), Sergio Tomé, Joseilson Evaristo, Tiago Gualberto (pastor efetivo de IP Areia) e Jofre Garcia (pastor efetivo da IP Maanaim) passam a compor o novo presbitério.
“A criação do Presbitério do Brejo é um marco importante para o crescimento e fortalecimento do presbiterianismo na região, permitindo um acompanhamento mais próximo e eficaz das igrejas, promovendo cooperação e desenvolvimento de lideranças locais para a expansão do Reino de Deus”, pontuou o reverendo Joseilson Evaristo.
O pastor também observou que com o novo presbitério, “as igrejas presbiterianas do brejo terão mais facilidade na busca de parcerias junto as instancias da IPB”, que é bastante organizada por conselhos locais, presbitérios, sínodos e Supremo Concílio. #Geral
BLOG DO IKEDA/ COM SITE DA IPG