BOMBEIROS DA PB CHEGAM AO RS PARA AJUDAR EM BUSCAS E SALVAMENTO APÓS ENCHENTES: “PRONTOS PARA MISSÃO”

Após cinco dias de viagem, a equipe de 18 homens e dois cães de busca do Corpo de Bombeiro da Paraíba chegou ao Rio Grande do Sul, na madrugada deste sábado (11). Como acompanhou o ClickPB, o grupo vai ajudar, juntamente com outros bombeiros do país, no salvamento de pessoas atingidas pelas enchentes e nas buscas por desaparecidos mortos ou vivos.

Em vídeo postado na madrugada deste sábado (11), o Coronel Vieira, que coordena a operação, registrou as fortes chuvas ainda quando o comboio passava por Santa Catarina. A previsão é de chuvas intensas e mais alagamentos para a região, incluindo o estado gaúcho.

Em entrevista ao ClickPB, na última quinta-feira (9), o cabo Hallyson Ferreira explicou que a operação não tem data de conclusão. “Nossos cães são treinados e possuem reconhecimento nacional. Só precisão do odor para localizar a vítima e podem suprir de 20 a 30 bombeiros especialistas em salvamentos como esse, devido ao seu faro aguçado”, disse o militar. Os cães que acompanham os bombeiros são Raja e Ranna.

Desde semana passada que diversas cidades do Rio Grande do Sul estão completamente alagadas após os fortes temporais e as chuvas, rios seguem transbordando e dezenas de mortes já foram registradas, além do grande número de pessoas desabrigadas e desalojadas. Devido ao caos, o maior concurso da história do país o CNU foi suspenso e segue sem data de aplicação.

“Fomos acionados pelo Gabinete de Crise que está instalado lá para fazer a rendição de outras corporações que já está trabalhando lá nesses dias iniciais. Faremos o deslocamento via terrestre, mais o menos três dias de deslocamento e atuaremos lá até que tudo esteja resolvido”, disse o Coronel Vieira como acompanhou o ClickPB em entrevista ao programa Arapuan Verdade, na última segunda-feira (6).

Ainda conforme informações apuradas pelo ClickPB, haverá uma segunda equipe que será enviada em substituição a essa, devido a exaustão dos trabalhos. A substituição deve ocorrer no final do mês. A equipe opera também com três viaturas de salvamento, além do transporte de diversos materiais e equipamentos logísticos, além de um veículo apropriado para a condução dos cães de busca.

Conforme a mobilização, neste momento, os itens mais necessários para doação são colchões novos ou em bom estado, roupa de cama, roupa de banho, cobertores, água potável, ração animal e cestas básicas, preferencialmente fechadas para facilitar o transporte.

Mais de 781 mil pessoas foram afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Até o momento, 126 pessoas morreram, de acordo com o último boletim da Defesa Civil divulgado na última quinta-feira (11). Há ainda 143 pessoas desaparecidos.

O número de óbitos superou a última catástrofe ambiental do estado em setembro de 2023, quando 54 pessoas perderam a vida devido a passagem de um ciclone extratropical. As autoridades afirmam que este é o pior desastre climático da história gaúcha.

Dados para doação

O governo do Rio Grande do Sul reativou o canal de doações para a conta SOS Rio Grande do Sul. Foi restabelecida a Chave Pix do CNPJ 92.958.800/0001-38, a mesma utilizada em 2023, vinculada à conta bancária aberta pelo Banrisul. Os recursos serão integralmente revertidos para o apoio humanitário às vítimas das enchentes e para a reconstrução da infraestrutura dos municípios.

Pix: CNPJ: 92.958.800/0001-38
Banco do Estado do Rio Grande do Sul ou Associação dos Bancos No Estado do Rio Grande do Sul

Ajuda Humanitária

Essa é uma das maiores missões dos Bombeiros da Paraíba fora do estado. Em 2019, uma equipe foi para fora do país com ajuda humanitária a Moçambique. Naquela época, o ciclone Idai deixou centenas de mortos no país da costa oriental da África e também no Zimbábue e Malawi. Ano passado, outra equipe foi para o Canadá combater e salvar cidadãos dos incêndios florestais. #Geral

CLICKPB

Compartlhar
Enviar
Twitter
Telegram

Informação é poder. Assine, gratuitamente, a newsletter e receba nosso conteúdo no seu e-mail. Salve este blog entre os seus favoritos, leia e fique por dentro do que você precisa saber.

Se inscreva no canal do Youtube e siga o editor no Twitter, Facebook, Instagram e Threads.